• Carregando...

Melbourne, Austrália – A competição por enquanto é velada. Mas já tem hora para começar. Felipe Massa e Kimi Raik-konen detonam oficialmente na madrugada de amanhã a disputa para saber quem ocupará o posto de primeiro piloto da Ferrari em 2007.

O cenário para o primeiro embate entre os dois é o treino classificatório para o GP da Austrália, etapa de abertura do Mundial de F-1, que acontece à meia-noite de hoje.

"Veterano" do time desde a aposentadoria de Michael Schumacher, no ano passado, Massa leva vantagem nos bastidores. Está integrado com a equipe desde a época em que foi piloto de testes, em 2003. Outro ponto a seu favor é ter como empresário Nicolas Todt, filho de Jean, diretor administrativo da Ferrari.

Com as duas vitórias em 2006 e tendo conquistado a confiança de Schumacher, outro aliado importante, Massa passou a ter papel mais atuante no time italiano. Ajudou no desenvolvimento do F2007 e foi o primeiro piloto a levá-lo à pista.

Isso, porém, não necessariamente dá vantagem ao brasileiro. A reportagem computou todos os treinos realizados com o F2007 pelos dois pilotos durante a pré-temporada. Apesar de ter sido obrigado a fazer um "cursinho" com o modelo do ano passado antes de poder testar o carro novo, foi Raikkonen quem mais andou com a Ferrari deste ano. Massa acumulou 4.883 km, contra 5.783 km do finlandês.

"Claro que é bom já estar no time há mais tempo, conhecer as pessoas, mas não acho que isso seja uma grande vantagem", disse o brasileiro em Melbourne. "Acho que para um piloto de alto nível, como o Kimi, já não faz muita diferença."

Com pouco menos de três meses de fato como piloto da Ferrari, mas tendo chegado com um salário cinco vezes maior que o do brasileiro, Raikkonen é irônico ao falar sobre o assunto. "Claro que não conheço todo mundo na equipe, é impossível, tem muita gente."

Ao lado do bicampeão Fernando Alonso, os ferraristas são apontados como favoritos ao título, o que os deixa em uma posição delicada: colegas de equipe e rivais ao mesmo tempo. "Temos uma relação boa. Mas o Kimi é meu maior adversário porque temos o mesmo carro", disse Massa.

Diplomáticos, eles fazem questão de trocar elogios. Mas também não perdem a chance de trocar algumas leves alfinetadas.

A Ferrari, por enquanto, prefere não interferir na disputa de seus contratados. Pela primeira vez em anos não terá um primeiro piloto definido, apesar de negar tê-lo feito em outros anos. Nesta madrugada, porém, alguém sairá na frente.

Serviço: Treino classificatório para o GP da Austrália na Globo, ao vivo, à meia-noite.

- Leia mais sobre o Mundial de Fórmula 1 no caderno especial encartado na Gazeta do Povo de hoje.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]