Em dúvida quanto ao esquema a ser utilizado amanhã frente ao Flamengo se o normalmente adotado 352 ou o 442 , uma coisa é certa para o técnico Ney Franco: no Furacão, não existe o Ferreira da "seleção colombiana". Portanto, para o treinador não será problema se o baixinho acabar deslocado para o meio-de-campo caso ele opte pelo alteração tática.
Situação que, pelo menos na prática, não vem sendo comprovada. Deslocado para o ataque (no 352) pelo próprio Ney Franco, Ferreira vem sendo decisivo. Marcou gols importantes (diante do Vasco, América, Grêmio e Cruzeiro) e deu assistências decisivas (frente ao Paraná e o Botafogo) em vitórias do Rubro-Negro.
Já no meio, como atua na seleção de seu país, seu desempenho é bem mais discreto. Pelo Furacão, recentemente, voltou ao setor durante os empates com o Corinthians e o Sport, e poucas jogadas saíram de seus pés.
E nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010, Ferreira tem sido criticado. Tanto que, nos quatro jogos da Colômbia, foi substituído em três (Brasil, Bolívia e Argentina) e ficou de fora diante da Venezuela. A bem da verdade, cumprindo função mais recuada que já fez no Atlético na meia.
Mesmo assim, para aproveitar Alex Mineiro desde o começo do jogo ao lado de Marcelo Ramos, bloquear os laterais do Flamengo e confiando no futebol de Ferreira, Ney Franco não teme mexer no time deixando-o com dois zagueiros, dois meias e dois atacantes.
"Com o retorno do Alex ganhamos outra alternativa. E a formação do Ferreira é de jogador de meio-de-campo. Ele não tem dificuldade nenhuma no setor. E se assim for, teremos quatro jogadores talentosos juntos, com mais o Netinho e o Marcelo Ramos", argumentou.
Da mesma forma, o atleta diz sentir-se à vontade nas duas formações. Além do mais, "quem manda é ele", comentou Ferreira, referindo-se ao treinador. "Ainda não sei como vou jogar. Mas farei o melhor em qualquer situação. O Ney me conhece bem e sabe nas posições que eu posso jogar. Vou esperar o dia do jogo", completou.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Deixe sua opinião