Ausente desde o Mundial de 98, Chile busca hoje vaga na África
A seleção do Chile vem de empate em casa com a Venezuela, por 2 a 2, no sábado, quando jogou um péssimo futebol e sofreu para chegar à igualdade. Mesmo assim, o técnico argentino Marcelo Bielsa garante: não tem medo do Brasil.
Adriano coloca Copa em jogo
O técnico Dunga já tem definida a maior parte dos jogadores que deseja levar à Copa. No entanto, algumas dúvidas ainda povoam sua cabeça. As indefinições e a praticidade levam-no a repetir constantemente que "o grupo ainda não está fechado".
Salvador - A seleção brasileira já está classificada para a Copa de 2010. Mas o técnico Dunga mantém a seriedade na disputa das Eliminatórias, exigindo uma nova vitória do Brasil hoje, quando ocorre o jogo contra o Chile, a partir das 22 horas, no Estádio Pituaçu, em Salvador.
Além da cobrança do treinador e da expectativa dos torcedores baianos por mais um resultado positivo, a maioria dos jogadores que estará em campo diante dos chilenos quer aproveitar a chance para garantir seu lugar no grupo que vai ao Mundial da África.
Após a vitória sobre a Argentina, no último sábado, em Rosário, o Brasil tornou-se a primeira seleção sul-americana garantida na Copa de 2010. Faltando apenas três rodadas para o final das Eliminatórias, os brasileiros lideram com 30 pontos. O jogo desta noite, inclusive, pode deixar a seleção perto de garantir a primeira colocação da competição, já que o Chile aparece hoje em segundo lugar, com 27 pontos os chilenos também irão se classificar ao Mundial da África do Sul caso saiam de Salvador com a vitória.
Por isso mesmo, Dunga não perde a seriedade. "Nós temos três jogos até o final das Eliminatórias. Queremos vencer os três. Ninguém vai relaxar", garantiu o treinador. Nem a ausência de cinco importantes jogadores tira a motivação da seleção brasileira e o entusiasmo do torcedor baiano, que irá lotar o Estádio Pituaçu: Kaká, Luís Fabiano, Lúcio e Ramires estão suspensos, enquanto Robinho foi cortado por contusão.
Com os cinco desfalques, Dunga foi obrigado a convocar quatro novos jogadores para compor o grupo que enfrentará o Chile. Assim, chamou na noite da última segunda-feira o atacante Diego Tardelli, em quem já tinha apostado no recente amistoso contra a Estônia, e apostou em três novatos: o zagueiro André Dias e os meias Diego Souza e Cleiton Xavier. Mas nenhum deles será titular na partida.
A ausência de cinco jogadores que já parecem estar garantidos no grupo que vai ao Mundial de 2010 também abre espaço para quem ainda precisa confirmar a vaga no grupo do técnico Dunga. Esse é o caso, por exemplo, do zagueiro Miranda, do meia Júlio Baptista e dos atacantes Adriano e Nilmar, que serão titulares diante do Chile.
"Tenho de aproveitar essa oportunidade para ficar na seleção", admitiu Adriano. "Para nós, o que interessa é mostrar serviço. O grupo ainda não está fechado. Tem muita coisa para acontecer. Então, a cada confronto tem que provar alguma coisa", explicou o lateral-direito Maicon, que é um dos titulares de Dunga e não corre muito risco de perder seu lugar na seleção que disputará a Copa. Hoje, porém, ele pode ir para a reserva, dando chance para que o baiano Daniel Alves possa jogar, fazendo a alegria da torcida local.
Mas, independentemente da presença de Daniel Alves entre os titulares, o torcedor baiano promete fazer uma grande festa para receber a seleção. O governo da Bahia, inclusive, encara essa partida das Eliminatórias como uma prévia do trabalho de Salvador para a Copa de 2014. Por isso, deixou o Estádio Pituaçu, reformado recentemente por R$ 55 milhões, em boas condições para o espetáculo. E, se depender de Dunga e seus comandados, haverá ainda mais motivos para comemorar.
Ao vivo
Brasil x Chile, às 22 horas, na RPC TV, Bandeirantes e SporTV.
* * * * *
Em Salvador
Brasil
Júlio César; Maicon (Daniel Alves), Miranda, Luisão e André Santos; Gilberto Silva, Felipe Melo, Elano e Júlio Baptista; Nilmar e Adriano
Técnico: Dunga
Chile
Bravo; Medel, Jara, Ponce e Vidal; Carmona, Rodrigo Millar, Matías Fernandez e Valdivia; Beausejour (Suazo) e Alexis Sanchez
Técnico: Marcelo Bielsa
Estádio: Pituaçu. Árbitro: Jorge Larrionda (Uruguai). Horário: 22 horas
Deixe sua opinião