Se todas as previsões forem confirmadas, nesta segunda-feira Ronaldinho Gaúcho será eleito o melhor jogador do mundo pela segundo ano seguido pela Fifa. A festa "World Player Gala" será realizada em Zurique a partir das 17h (de Brasília), com transmissão ao vivo do Sportv.

CARREGANDO :)

Dois jogadores tentam evitar o bi de Ronaldinho: o camaronês Samuel Eto'o, companheiro do brasileiro no Barcelona, e o inglês Frank Lampard, destaque do Chelsea. Mas a festa está preparada para a consagração de Ronaldinho.

Vencedor do prêmio em 2004, o camisa 10 do Barça e do Brasil é o principal favorito e jornais de todo o mundo garantem que o ex-gremista já garantiu o troféu. A eleição é feita com os técnicos e capitães das 205 federações filiadas à Fifa.

Publicidade

Neste ano, o craque do Barça já recebeu os dois principais prêmios divulgados. Em setembro, foi eleito por atletas de 40 países como o melhor de todos na eleição da Fifpro (sindicato mundial dos jogadores). No mês passado, faturou a Bola de Ouro, troféu dado pela revista "France Football" ao craque da Europa.

Um dos fãs de Ronaldinho é Zico, ídolo do Flamengo e atual técnico do Japão. Apesar de ter votado em Adriano, do Inter de Milão, o Galinho reconhece que o gaúcho não tem concorrentes.

"Ele já virou um artista da bola. Tudo o que faz dá certo. É um jogador diferenciado, que encanta o torcedor. E tem tudo para ser novamente o melhor do mundo", disse.

A entrega do prêmio masculino é a principal atração da festa da Fifa. Mas há outras premiações em jogo, também envolvendo brasileiros. No futebol feminino, Marta disputa com a alemã Birgit Prinz e a americana Shannon Bronx. No ano passado, a brasileira ficou em terceiro lugar, enquanto Prinz foi eleita a melhor pela segunda vez consecutiva.

A Fifa também irá premiar o campeão mundial de futebol no videogame. Em 2004, o vencedor foi o brasileiro Tiago Carico. Outro troféu será entregue como "Prêmio Presidencial", que no ano passado ficou com a federação do Haiti pela realização do "Jogo da Paz" com o Brasil. Mais três prêmios serão dados: o "Fair Play", o de melhor seleção do ano e do país que mais evoluiu na temporada.

Publicidade