A 13ª edição do Festival Força Livre de Arrancada, que acontece de 07 a 10 de dezembro no Autódromo Internacional Raul Boesel, em Pinhais, região metropolitana de Curitiba, deve reunir cerca de 40 mil pessoas. Na média de público das cinco etapas do Campeonato Paranaense, cerca de 25 mil pessoas acompanharam as competições.
Aproximadamente 400 pilotos de todo o país já confirmaram presença no evento, que segundo os organizadores, é o mais esperado do país. Os competidores serão divididos em 22 categorias e o recordista em três delas (Standart, Street Tração Dianteira e Super Street Tração Dianteira), Vicente Silva, de Santa Catarina, também já confirmou presença no Festival.
O piloto está animado com a prova. "Eu levo vantagem, pois além de arrancar, sou o preparador do meu carro. Estou ansioso para guiar em Curitiba e baixar ainda mais meus recordes", disse Silva.
Outro piloto que vai lutar pela quebra de recordes é o paranaense Agenor Scortgagna. "Meu objetivo é retomar o recorde que era meu até dois meses atrás. Vamos superar limites", comentou ele, que ainda é o recordista na categoria Pro Mod.
Alejandro Sanchez, com o seu dragster, pretende quebrar o recorde dos 400 km/h de velocidade final na reta de 402 metros do AIC. "O objetivo é ultrapassar os 400 km/h, e acho que estamos todos prontos para isso. Deve ser algo incrível estar a essa velocidade, mesmo que por pouco tempo", afirmou. Além deste objetivo, Sanchez também pretende baixar o seu próprio recorde de tempo para percorrer os 402 metros regulamentares, que é de 5s964.
A competição começa na próxima quinta-feira (7) com a realização dos treinos-livres, que também acontecem na sexta. No sábado estão previstas duas largadas oficiais em todas as categorias e no domingo as largadas serão classificatórias, ou seja, "na terceira largada vão todos os carros, na quarta os 20 mais rápidos e na última os 10 carros largam para definir os campeões do Festival", explicou o diretor da Força Livre, Rogério Gregoris. Atrações
Além de acompanhar os carros disputando os milésimos de segundos na Arrancada, o público poderá ainda prestigiar outras atrações como exposição de carros "tuning" e "hot rods", galeria de lojista e o Desafio Dinamômetro. Neste desafio, os carros aspirados, turbo e turbo nitro testam as potências dos motores. Ação social
A ação, promovida pela Força Livre, deve atingir mais de 200 alunos do Colégio Estadual Arlinda F. Creplive e a comunidade da cidade de Quatro Barras. Será ministrada uma palestra para os alunos para conscientizá-los a ajudar a acabar com os "rachas" nas ruas da cidade.
Partidos iniciam estratégias para eleições presidenciais de 2026 apesar de cenário turbulento
Congressista americana diz que monitora silenciamento da liberdade de expressão pelo STF
Com Milei na presidência do Mercosul em 2025, vitória da esquerda no Uruguai alivia Lula
China vai chegar a 48 mil km de trilhos de trens de alta velocidade, mas boa parte ficará ociosa
Deixe sua opinião