• Carregando...

Os representantes da Fifa começam nesta quinta-feira a analisar os projetos das 18 cidades brasileiras candidatas a receber jogos da Copa de 2014. Eles ficam no Brasil até o dia 2 de setembro.

Cinco cidades brasileiras vão receber visitas dos representantes da Fifa a partir de segunda-feira, dia 27: Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Brasília e Belo Horizonte. Apesar de a CBF não se pronunciar oficialmente, elas estão "pré-selecionadas" para receber os jogos da Copa de 2014 caso o Brasil seja confirmado como sede pela Fifa. Elas só não serão escolhidas se falharem muito nos itens cobrados pela entidade.

As outras 13 cidades candidatas - Curitiba, Campo Grande, Cuiabá, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Maceió, Manaus, Natal, Recife/Olinda, Rio Branco e Salvador - vão fazer uma apresentação de uma hora em um hotel no Rio de Janeiro a partir desta sexta-feira, dia 24. Elas brigam pelas cinco ou sete vagas restantes dependendo da decisão da Fifa.

Os responsáveis por cada candidatura terão uma hora para apresentar o projeto. Primeiro, eles vão exibir um vídeo em inglês com duração de 30 minutos. Depois, ficaram a outra metade do tempo esclarecendo dúvidas. Um documento também será entregue com dados de infra-estrutura como transporte, rede hoteleira, segurança e saúde pública, temas considerados importantes pela Fifa. Serão três dias de apresentação:

Dia 24 - Salvador, Maceió, Recife/Olinda, Natal e Fortaleza

Dia 25 - Cuiabá, Campo Grande, Goiânia, Florianópolis e Curitiba

Dia 26 - Manaus, Belém e Rio Branco

Ainda no domingo a comitiva da Fifa vai ao Estádio do Maracanã assistir ao jogo entre Flamengo e Goiás. Após o jogo começa a segunda etapa da inspeção. Os integrantes da comissão embarcam para Brasília. Na segunda-feira fazem a vistoria na cidade e em seguida encontram-se com o governador José Roberto Arruda. Depois do encontro embarcam para Belo Horizonte.

Na terça-feira, eles visitam a capital mineira e se encontram com o governador Aécio Neves e o prefeito Fernando Damata Pimentel. No mesmo dia embarcam para São Paulo. Na capital paulista a comissão faz, na quarta-feira, a vistoria e em seguida encontra-se com o governador José Serra e o prefeito Gilberto Kassab. Na quinta-feira, é a vez de visitar Porto Alegre e o encontro com a governadora Yeda Crusius e o prefeito José Fogaça. Na Sexta-feira, já de volta ao Rio de Janeiro, será feita a vistoria na cidade e o encontro com o governador Sergio Cabral e o prefeito César Maia. No dia 1 de setembro será realizada uma coletiva de imprensa com os membros da comissão da Fifa.

A entidade decide no dia 30 de outubro, em Zurique, na Suíça, se o Brasil será ou não sede da Copa do Mundo de 2014. Se o país for confirmado, a decisão sobre as cidades candidatas escolhidas será feita até o dia 31 de outubro de 2008.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]