A Comissão Disciplinar da Fifa decidiu, neste domingo (15), suspender o técnico Diego Maradona por dois meses. O treinador foi julgado por ter utilizado termos chulos em suas declarações após a vitória por 1 a 0 sobre o Uruguai, pelas Eliminatórias, em outubro, que classificou a seleção argentina para a Copa do Mundo de 2010.
Se dirigindo aos jornalistas naquela oportunidade, Maradona partiu para o confronto. "Isto é para aqueles que não acreditaram nesta seleção e para os que me trataram como um lixo. Hoje estamos no Mundial. Sem ajuda de ninguém e com toda honra. Aos que não acreditam, que chupem e continuem chupando".
Assim, Maradona não poderá realizar nenhuma função ligada ao futebol até o dia 15 de janeiro de 2010. Além disso, a Fifa decidiu multar o astro argentino em 25 mil francos suíços (aproximadamente R$ 43 mil). A punição pode ser considerada branda, já que Maradona corria risco de ficar fora da Copa do Mundo, se a sua suspensão fosse em partidas oficiais.
Depois de comandar a seleção argentina na derrota por 2 a 1 para a Espanha, sábado, em Madri, Maradona seguiu para Zurique, onde prestou depoimento neste domingo e pediu desculpas. Segundo a Fifa, o suposto arrependimento teria pesado para a aplicação de uma pena mais branda. Mas a entidade alertou que o astro pode sofrer sanção maior se voltar a cometer ato semelhante.