O mundo vai conhecer nesta segunda-feira, 18 de dezembro, o dono da bola em 2006. A 16ª edição do prêmio da Fifa, que será mais uma vez realizado em Zurique, cidade-sede da entidade, tem como estrelas o brasileiro Ronaldinho Gaúcho, do Barcelona; o italiano Fabio Cannavaro, do Real Madrid; e o francês Zinedine Zidane, que abandonou os gramados depois da Copa do Mundo da Alemanha.
O canal pago SporTV transmite ao vivo a partir das 17h.
Apesar da decepção com a camisa 10 da seleção brasileira no Mundial 2006, Ronaldinho entra na briga como franco favorito. Vencedor do prêmio em 2004 e 2005, o jogador é apontado como tricampeão pelos diários "Marca" e "Sport" e pela a emissora de TV "Telecinco", todos da Espanha. As apagadas atuações na final da Liga dos Campeões e na Alemanha ficaram em segundo plano diante dos feitos mais recentes.
O gol de bicicleta contra Villareal, pelo Campeonato Espanhol; uma cobrança de falta diante do Werder Bremen, na Liga dos Campeões; e a atuação brilhante frente ao América do México, no Mundial de Clubes da Fifa, trouxeram de volta adjetivos como "gênio" e "mágico", que o credenciam a ser o primeiro jogador a receber o prêmio da Fifa pelo terceiro ano consecutivo. Zidane e Ronaldo são tricampeões, mas não seguidamente.
Premiado este ano pelo Sindicato Internacional dos Jogadores (FIFPro), Ronaldinho viu Cannavaro ganhar a Bola de Ouro, da revista "France Football". O capitão do tetra italiano conta com o apoio de parte da imprensa européia, principalmente do diário catalão "Mundo Deportivo", e é o mais forte concorrente do brasileiro.
Zidane corre por fora e tem remotas chances de conquistar o quarto troféu de melhor jogador do mundo, mas não sairá da festa de mãos vazias. Apesar da expulsão na final da Copa, depois de dar uma cabeçada no zagueiro Materazzi (assista ao vídeo), o craque francês será eleito o melhor jogador do Mundial da Alemanha, superando os italianos Cannavaro e Andrea Pirlo.
O evento, que terá o nome de "Football meets Mozart" ("O futebol encontra Mozart"), em homanagem ao 250 anos do compositor erudito Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), também dará o prêmio de melhor jogadora do ano, e a brasileira Marta está no páreo contra Kristine Lilly (Estados Unidos) e Renate Lingor (Alemanha).
E haverá outras premiações que remetem à Copa 2006: melhor goleiro (Gianluigi Buffon, da Itália), os principais artilheiros (Miroslav Klose, da Alemanha; Hernan Crespo, da Argentina; e Ronaldo, do Brasil) e as seleções mais disciplinadas (Brasil e Espanha).
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas