A Fifa, entidade que comanda o futebol mundial, perdeu uma batalha jurídica nesta quinta-feira (17) contra uma decisão da Comissão Europeia que garante a transmissão gratuita pela TV dos principais eventos esportivos na Grã-Bretanha e na Bélgica. Os eventos são altamente lucrativos para a Fifa.
O Tribunal Geral, o segundo tribunal de maior autoridade na União Europeia, também rejeitou um pedido semelhante da entidade que dirige o futebol europeu, a Uefa, contra uma decisão de autoridades britânicas de permitir que emissoras transmitam as finais dos campeonatos europeus gratuitamente na TV aberta.
"Um Estado-membro pode, em certas circunstâncias, proibir a transmissão exclusiva de todos os jogos da Copa do Mundo ou da Eurocopa na televisão paga, para permitir que o público em geral possa acompanhar esses eventos na televisão aberta", disse o tribunal.
Sob a diretriz da UE, os países-membros podem elaborar uma lista de eventos de interesse nacional que serão exibidos nos canais abertos, mesmo se os direitos de exclusividade já foram vendidos às emissoras de TV pagas.
Tais eventos incluem os Jogos Olímpicos, a Copa do Mundo de futebol, os campeonatos europeus, o Campeonato Europeu de futebol e o torneio de Wimbledon.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia