Zurique A cúpula da Fifa vai cobrar hoje de 11 governadores que participam da festa de anúncio do país-sede da Copa de 2014 empenho para impedir "hostilidades políticas" e "exposições negativas" na Câmara e no Senado. O presidente da entidade, Joseph Blatter, deixou claro, em conversas com dirigentes esportivos brasileiros, que a instalação de Comissões Parlamentares de Inquérito, por exemplo, criaria um clima desfavorável aos investimentos estrangeiros.
O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, jantou na noite de ontem com os governadores que querem sediar jogos da Copa, num hotel de Zurique, para antecipar as condições impostas pela Fifa. Os governadores, que tentam agradar à entidade com promessas de investimentos em infra-estrutura, serão orientados a comandar as bancadas de seus estados no trabalho de "prevenção" à abertura de CPIs.
Em conversas com jornalistas, Ricardo Teixeira se queixou de declarações do deputado Sílvio Torres (PSDB-SP), um dos parlamentares que querem investigar na Câmara denúncias contra clubes brasileiros e a CBF. Teixeira disse que também tem um dossiê contra o deputado. Em 2001, Torres foi o relator da CPI da CBF/Nike.
"Para obter o 'benefício' da Copa, o Brasil não pode instalar CPIs. Nenhum país é obrigado a sediar o evento", costuma dizer Blatter. Uma vez decidido a realizar a Copa, o candidato tem de se comprometer a seguir regras de entidade.
Ausência
"Onde está Pelé?" A pergunta não foi feita por ninguém menos que Michel Platini, presidente da Uefa e um dos membros do Comitê Executivo da Fifa que irá selecionar o Brasil como sede para a Copa de 2014 amanhã. Inconformado pela ausência do ex-número 10 da seleção, Platini não se continha e questionava os jornalistas brasileiros para entender a razão da exclusão de Pelé na campanha, que além de Paulo Coelho e Romário tem o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como patronos da iniciativa. "Por que é que Pelé não está? O Pelé é o Brasil", afirmou Platini.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Deixe sua opinião