Integrantes do Comitê da Fifa permaneceram por 40 minutos na Praça Afonso Botelho, que será usada na Copa| Foto: Aniele Nascimento/ Gazeta do Povo

A Copa de 2014 ultrapassou on­­tem as arquibancadas da Arena. Integrantes do Comitê da Fifa visitaram o estádio, mas se concentraram nos arredores para analisar questões de infraestrutura, acesso, mobilidade e segurança. Um dos principais focos da visita foi a Praça Afonso Botelho, em frente ao Joaquim Américo, onde a comitiva permaneceu por 40 minutos.

CARREGANDO :)

O espaço público ganhará no­­va destinação durante o Mun­­dial. A in­­tenção dos organizadores é usar o local para abrigar vá­­rias es­­truturas provisórias de hospitalidade da Fifa.

Os integrantes do Comitê Orga­­nizador Local (COL) também fizeram um sobrevoo de helicóptero para definir como será feito o isolamento no raio de dois quilômetros do estádio.

Publicidade

Durante os jogos em 2014, so­­mente pessoas autorizadas e torcedores com ingressos terão acesso à área delimitada. O gestor da Copa do Mundo em Curitiba, Luiz de Car­­valho, não comentou se será ne­­cessária a desapropriação de alguns imóveis da região do Água Verde.

"Há uma importância muito grande nessa área de segurança. Estaremos recebendo diversas delegações estrangeiras e dentro dessa ideia a segurança é um item muito exigido. Nós temos a praça na região em frente à Arena da Baixada que será utilizada com instalações temporárias, onde a Fifa vai instalar ali a sua hospitalidade. Tudo isso requer muita segurança", afirmou.

O arquiteto Carlos Arcos, responsável pela projeto da Arena, e Flávio Vaz, engenheiro contratado pelo Atlético, participaram da vistoria. De acordo com a assessoria de imprensa do clube, por se tratar de uma visita técnica, nenhum membro da diretoria atleticana esteve presente.

Uma reunião entre representantes do governo do estado, município e Atlético, ainda nesta semana, deve aprovar o projeto executivo das obras de adequação da Arena ao caderno de encargos da Fifa. "Está pronto. Vamos conhecer os últimos detalhes. Depois o Atlético já indica o nome da construtora [escolhida em licitação]que tocará as obras", explicou Luiz de Carvalho.

Ele ainda confirmou que as obras devem começar entre o final de abril e o início de maio. "Estamos dentro do prazo. Se começasse em junho também estaria", afirmou.

Publicidade

No entendimento do secretário municipal, o Atlético po­­derá mandar seus jogos na Are­­na até o fim de 2011, sem comprometer o andamento das obras. "Está previsto no cronograma. O Atlético tem sido um parceiro importante cedendo o estádio. Queremos manter o Atlético na Arena o maior tempo possível", avisou.

Segundo o cronograma, todas obras de adequação do estádio, estruturais e urbanísticas de Curitiba e região serão finalizadas em dezembro de 2012.