Corrida em Foz do Iguaçu tem como ponto forte a paisagem das Cataratas| Foto: Christian Rizzi/ Gazeta do Povo

Foz do Iguaçu - Depois de dois vice-campeonatos, Franck Caldeira alcançou ontem um título inédito na carreira: a Meia-Maratona das Cataratas. Disputada em Foz do Iguaçu, no Oeste do estado, a 5ª. edição - válida como sexta etapa do ranking da Confederação Brasileira de Atletismo (Caixa/CBAt) –teve 1.736 inscritos, entre eles os 15 melhores corredores brasileiros.

CARREGANDO :)

Com um final emocionante, a prova liderada em grande parte por João Ferreira de Lima, o João da Bota, foi definida somente nos últimos 200 metros. Logo que o pelotão de elite – com seis corredores se alternando na liderança - passou pelo mirante principal das Cataratas do Iguaçu, Caldeira forçou o ritmo e conseguiu cruzar a linha de chegada em primeiro lugar, com o tempo de 1h03m05s, novo recorde da prova.

Dedicando a vitória à família, não resistiu à emoção. "Eu já tinha ganhado tudo, o pan-americano, a São Silvestre. Mas se não vencesse aqui, não iria para casa feliz. Foi especial vencer em Foz porque eu queria muito ganhar. Eu tinha um ressentimento por ter batido na trave dois anos e não ter vencido. Nos outros anos eu vim com um fardo muito grande, muitas dificuldades, a morte da minha mãe e do meu pai, mas agora finalmente consegui vencer."

Publicidade

Caldeira destacou ainda o alto nível técnico da prova e a dificuldade de correr com a temperatura abaixo dos 10°C. "Durante toda minha carreira não tinha visto uma prova tão disputada a poucos metros da chegada, isso sem falar do frio, que diferentemente do calor, que provoca um desgaste maior, exige muito mais do atleta. Em um percurso como esse, de várias descidas e subidas, a gente acaba sentindo", comentou.

Além de Caldeira, subiram ao pódio da prova promovida pela RPC TV, o atleta do Cruzeiro Paulo Roberto de Almeida Paula, o vencedor do ano passado, Damião Ancelmo de Souza, Giomar Pereira da Silva e Giovani dos Santos.

No feminino, a queniana Dorcas Jepchirchir Kiptarus estabeleceu um novo recorde na categoria e garantiu o bicampeonato. Destacaram-se também Marily dos Santos, Sirlene Souza Pinho, Conceição Carvalho Oliveira e Ilda Alves dos Santos.