O clássico Atletiba deste domingo (8), às 16 horas, na Arena da Baixada, definirá não apenas o campeão do Paranaense, como também o vencedor de um torneio particular disputado todo ano por Atlético e Coritiba.
Como este será o último clássico de 2018, o duelo na Baixada simboliza também uma “final particular” entre os rivais: até o momento, a temporada teve uma vitória do Furacão e outra do Coxa.
TABELA: Veja na tabela do Parananese como os rivais chegaram nessa final
Em fevereiro, pela Taça Dionísio Filho, o time comandado por Tiago Nunes venceu a equipe de Sandro Forner por 1 a 0, gol do atacante Ederson. O troco alviverde veio justamente na ida da final do Estadual. No último domingo (1.º), o Coritiba venceu por 1 a 0, gol de Júlio Rusch, também no Couto.
Esta será também a primeira finalíssima disputada na Arena da Baixada desde a reformulação da praça esportiva para a Copa do Mundo de 2014. Ou seja, o Furacão tem a oportunidade de conquistar seu primeiro título na casa nova.
Leia também:
Ambulantes testam otimismo do Atlético contra o Coritiba e vendem faixa de campeão
Perto de adeus, Kléber garante presença no Atletiba da final
Últimos cinco anos
Entre 2013 e 2017, Atlético e Coritiba disputaram 22 clássicos, entre Paranaense e Brasileirão. A vantagem é ligeiramente alviverde: são dez vitórias do Coxa, contra oito triunfos do Furacão. Quatro jogos terminaram empatados.
2017
Cinco jogos: duas vitórias do Coritiba, uma vitória do Atlético, dois empates.
2016
Cinco jogos: três vitórias do Atlético, duas vitórias do Coritiba
2015
Três jogos: duas vitórias do Coritiba, um empate.
2014
Três jogos: duas vitórias do Atlético, uma vitória do Coritiba
2013
Seis jogos: três vitórias do Coritiba, duas vitórias do Atlético, um empate.