Se apenas um clichê ou a pura realidade, pouco importa. De certo apenas que o famoso "quem não, faz leva" reinou absoluto na vitória do Paraná por 2 a 0 sobre o Cruzeiro, ontem à tarde, no Pinheirão. O time mineiro esteve diversas vezes próximo do gol, parando na ótima atuação do goleiro Flávio. Já o Tricolor, acuado na maior parte do jogo, soube aproveitar as oportunidades. Beto e Fernando Gaúcho, ambos no segundo tempo, marcaram os gols do Paraná em sua despedida jogando em casa no Brasileiro 2005.
Numa bela tarde de sol e contando com o bom comparecimento do público o jogo começou com Paraná e Cruzeiro partindo para o ataque. Disposição que contrariava as expectativas, em se tratando de dois times que praticamente não almejavam mais nada na competição. Um empate apenas (ou nem isso) e o Tricolor estaria classificado para a Sul-Americana, enquanto a Raposa já tinha presença garantida.
Aos três minutos, a defesa mineira bobeou e Borges arrancou sozinho, sendo parado por falta de Edu Dracena. Neto chutou mal e desperdiçou ótima chance de abrir o placar. E foi só. A partir dos 13 minutos, o Cruzeiro teve nos pés de Diego, e nas cabeças de Adriano e Alecsandro, todas as condições de largar na frente. Entretanto, Flávio foi mais eficiente e segurou o placar em branco no primeiro tempo.
Na volta do intervalo, o panorama não se alterou. Kelly desviou bom cruzamento da direita e Flávio novamente salvou o Paraná, segurando a bola em cima da linha. O Paraná pouco chegava, até que aos 17 minutos teve boa chance em cobrança de falta. Neto cruzou na área, Beto subiu e desviou de cabeça, a bola viajou cruzando a área e morreu no ângulo direito do goleiro Fábio, 1 a 0. Seis minutos depois, confusão dentro da área cruzeirense, a bola sobrou para Fernando Gaúcho que não teve dificuldades e fez 2 a 0.
O Cruzeiro jogou-se ainda mais ao ataque, mas quem teve nova chance foi o Paraná, em pênalti sofrido por Sandro aos 36 minutos. Ele mesmo foi para a cobrança, bateu no meio do gol, e Fábio defendeu com as pernas.
Em Curitiba
Paraná 2 x 0 Cruzeiro
Paraná
Flávio; Neto, Daniel Marques, João Paulo e Edinho (Vicente); Beto, Pierre, Mário César e Éder (Maicossuel); Sandro e Borges (Fernando Gaúcho).Técnico: Luiz Carlos Barbieri.
Cruzeiro
Fábio, Jonathan, Edu Dracena, Marcelo Batatais e Irineu (Francismar); Diogo, Adriano (Wando), Kelly e Martinez; Diego (Weldon) e Alecsandro.Técnico: Paulo César Gusmão.
Estádio: Pinheirão. Renda: R$ 62.500,00. Público: 23.185 (pagantes) Árbitro: Carlos Eugênio Simon (RS) Amarelos: Mário César (P), Maicossuel (P), Edu Dracena (C), Irineu (C) e Francismar (C) Gols: Beto, aos 17min, e Fernando Gaúcho, aos 23min do segundo tempo.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”