Depois da conquista do título Mundial de Tiago Camilo, no peso meio-médio, muito se falou sobre qual seria o futuro da vaga olímpica na categoria. Machucado, Flávio Canto não pôde disputar a seletiva para o Mundial do Rio com o companheiro de seleção e ficou fora do campeonato. Os dois são adversários diretos pela vaga em Pequim, no peso até 81kg.
Os títulos de campeão e de melhor atleta do Mundial fizeram surgir boatos sobre uma possível mudança de regras na escolha dos atletas para as Olimpíadas. Assim, Camilo já estaria garantido no meio-médio e Flávio Canto tentaria uma vaga no peso acima. Mas parece que Canto nem foi consultado sobre o assunto.
- Esse ponto não foi colocado em questão. Quero voltar a competir o quanto antes, mas em momento algum falamos sobre mudança de categoria. Isso é invenção. As pessoas estão se confundindo e criando uma novela. Depois do Mundial, esse boato se espalhou não sei por que - esclarece.
O judoca, que treina no Rio, ainda não se recuperou da lesão sofrida durante os Jogos Rio 2007 e só pensa em voltar aos tatames o mais rápido possível.
- Estou em outra fase. Para você ter uma idéia, ainda nem voltei a treinar, só estou nadando para não ficar parado. Hoje (quinta-feira) vou ao médico para ver quando posso retornar ao judô - afirma Canto.
Entenda os critérios do masculino para Pequim
Segundo critérios adotados pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ), no masculino, apenas os judocas campeões no Pan-Americano Rio 2007 e finalistas no Mundial, em uma mesma categoria, se classificariam diretamente para os Jogos Pequim 2008. Com isso, só João Derly, no meio-leve, tinha condições de garantir sua presença nas Olimpíadas, ainda em setembro.Clique e confira o especial do XXV Campeonato Mundial de Judô!
Derly foi campeão no Pan e no Mundial e confirmou sua presença nos Jogos. Camilo também ficou com o título nas duas competições, porém, em categorias diferentes. No Pan, venceu no peso médio (até 90kg), e no Mundial, foi campeão no meio-médio (até 81kg). Com isso, não garantiu a vaga em nenhum dos dois pesos e precisa, assim como Flávio Canto, participar das seletivas para Pequim.
- Estrelas do Brasil estarão nas Olimpíadas Escolares
- Concorrência pode fazer Flávio Canto subir de categoria
- João Derly é ouro e entra para a história do judô brasileiro
- Tiago Camilo conquista mais uma medalha de ouro para o Brasil
- Luciano Corrêa conquista medalha de ouro inédita
- João Gabriel vence e está na semifinal do Mundial de Judô
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp