O Fluminense começou bem sua caminhada no Campeonato Brasileiro. Neste domingo, o time das Laranjeiras venceu o atual tricampeão São Paulo por 1 a 0, no Maracanã, e confirmou que pode embalar na temporada, depois da suada classificação às quartas-de-final da Copa do Brasil, conquistada na quinta-feira.
Para o São Paulo, a partida foi a primeira prova de que a campanha rumo ao tetracampeonato será complicada. Aliás, o time das Laranjeiras tem se mostrado uma pedra no sapato da equipe do Morumbi. No ano passado, eliminou o rival paulista da Taça Libertadores com um gol de Washington no último minuto. Neste ano, o atacante trocou de lado, mas passou em branco e recebeu muitas vaias da torcida carioca.
As dificuldades para o São Paulo na partida começaram pouco depois do apito inicial. Com apenas dois minutos de jogo, o Fluminense fez 1 a 0. O volante Maurício arriscou chute de fora da área e até ele se mostrou surpreso com o desfecho do lance: a bola entrou no ângulo direito. Um belo gol.
A desvantagem no placar não foi suficiente para embalar a equipe paulista. Embora tivesse maior posse de bola, o time comandado por Muricy Ramalho deixou a deseja. Não criou quase nada e foi facilmente anulado. A comprovação disso é que o goleiro Fernando Henrique desceu para o vestiário com o uniforme limpinho e satisfeito com a atuação do time carioca.
O São Paulo poderia ter ido para o intervalo com um placar ainda mais desfavorável. O Fluminense esteve bem próximo de ampliar o marcador, mais notadamente no lance em que Richarlyson afastou um chute em cima da linha. A equipe das Laranjeiras ainda reclamou de um gol de cabeça do atacante Maicon, que teria sido mal anulado.
Há quase três semanas sem jogar, o São Paulo sentiu a falta de ritmo. Não era aquele time que todos se acostumaram a ver, de forte marcação e com poder de decisão. A equipe comandada por Muricy Ramalho só melhorou nos minutos finais, quando Borges obrigou Fernando Henrique a fazer duas defesas difíceis. Muito pouco para um clube que defende a hegemonia na competição.
O São Paulo volta a campo às 16 horas de domingo, contra o Atlético-PR, no Morumbi, pela segunda rodada do Brasileirão. O Fluminense pega o Barueri, na Grande São Paulo, também no domingo; antes, os cariocas enfrentam o Corinthians, na quarta-feira, no Pacaembu, pela Copa do Brasil.
Briga de Pochmann e servidores arranha imagem do IBGE e amplia desgaste do governo
Babás, pedreiros, jardineiros sem visto: qual o perfil dos brasileiros deportados dos EUA
Crise dos deportados: Lula evita afronta a Trump; ouça o podcast
Serviço de Uber e 99 evidencia “gap” do transporte público em grandes metrópoles
Deixe sua opinião