Botafogo e Fluminense decidem nesta quarta-feira, no Maracanã, quem será o adversário do surpreendente Resende na final da Taça Guanabara. O clássico começa às 21h50 e tem como um dos atrativos um pequeno tabu: há cinco jogos que o Fluminense não vence o clássico, acumulando duas derrotas e três empates. Nesta quarta, caso a partida termine empatada no tempo normal, o classificado vai ser definido nos pênaltis.

CARREGANDO :)

Os dois técnicos adotaram estratégias distintas. Ney Franco, do Botafogo, manteve o esquema com três zagueiros e optou por colocar três volantes. Sem poder escalar o contundido Victor Simões, escalou apenas um atacante, Reinaldo. No Fluminense, René Simões aposta nos meias Thiago Neves e Conca e na velocidade e poder de movimentação dos atacantes Maicon e Everton Santos.

Ney Franco reconhece que Victor Simões é peça importante. No entanto, não acha que seu time fique muito inferiorizado. "Uma equipe como o Botafogo não pode depender de só um jogador. Já disputamos os últimos dois jogos sem ele (5 a 1 sobre o Friburguense e 1 a 1 com o Flamengo) e estamos adaptados."

Publicidade

Durante a semifinal, o trabalho dos alas Alessandro e Thiaguinho será fundamental para municiar Reinaldo. Ele vai tentar abrir espaços para as chegadas de Maicossuel e dos outros jogadores de meio-de-campo, mas admite que vai ser complicado jogar sozinho na frente, baseado na experiência que teve contra o Flamengo. "É um pouco difícil para mim, porque estou acostumado a jogar com o Victor Simões. Ele segura bem os zagueiros. Vamos ver..."

No Fluminense, Thiago Neves admite que o Botafogo tornou-se uma "pedra no sapato" para o time nas últimas partidas e promete dedicação ainda maior na semifinal. "Por causa desse jejum, vou colocar uma dose extra de vontade."

O técnico René Simões prevê uma partida bastante disputada e deu uma opinião pouco comum. "A semifinal é o jogo mais complicado de se fazer. Uma derrota acaba com todos os planos que foram feitos para se chegar em uma possível final e lutar pelo título. E, se vence, não se tem o que comemorar porque ainda não se ganhou nada", disse. "Trata-se de uma partida muito traumática."

O Fluminense vai poder jogar hoje sua defesa titular. Graças a um efeito suspensivo conseguido na sexta-feira, Edcarlos - punido pelo Tribunal de Justiça Desportiva com três jogos de suspensão - está liberado para atuar e formará dupla com Luiz Alberto.

Jejum

Publicidade

O Fluminense já conquistou o título da Taça Guanabara, torneio criado em 1965, oito vezes, mas não é campeão desde 1993, quando venceu o Vasco. O Botafogo só levantou a taça quatro vezes, a última delas em 2006, batendo o América. No ano passado, perdeu a decisão para o Flamengo.

A Taça Guanabara será decidida no domingo. Ela dá a seu vencedor vaga na decisão do Campeonato Carioca, contra o ganhador da Taça Rio, o segundo turno do Estadual.

FLUMINENSE x BOTAFOGO - 25/02/09, às 21h50

Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

Publicidade

Árbitro - Péricles Bassols Cortez.

Fluminense - Fernando Henrique; Mariano, Edcarlos, Luiz Alberto e Leandro; Fabinho, Diguinho,Conca e Thiago Neves; Maicon e Éverton Santos. Técnico: René Simões.

Botafogo - Renan; Juninho, Emerson e Wellington; Alessandro, Léo Silva, Leandro Guerreiro, Fahel e Thiaguinho; Maicosuel e Reinaldo. Técnico: Ney Franco.