Em uma grande partida, que relembrou o épico Santos x Flamengo do primeiro turno até no placar, o Fluminense venceu o Grêmio por 5 a 4, na noite desta quarta-feira, no Engenhão, e manteve viva a chance de título no Brasileirão. O herói da vitória foi o atacante Fred, que marcou quatro gols para o time carioca e passou a ter 17 no campeonato, atrás apenas do artilheiro Borges do Santos, que já fez 23.
A vitória deixou o Fluminense com 59 pontos, em terceiro lugar e ainda na briga pelo bicampeonato brasileiro. "A torcida nos apoiou, mesmo depois da derrota para o América-MG. Nós conseguimos uma grande virada. Parabéns a todo mundo. Mostramos poder de superação. Vamos brigar jogo por jogo para ver se o título vem", comemorou Fred. Do outro lado, o Grêmio ficou com 47 pontos, já sem grandes aspirações.
Quem esperava um Grêmio desinteressado no jogo desta quarta-feira, por não ter mais qualquer ambição no campeonato, se surpreendeu. O time gaúcho jogou no ataque, em busca da vitória. Como o Fluminense precisava vencer para seguir com chances de título e para não se complicar na briga pela Libertadores, o confronto no Engenhão foi extremamente aberto e cheio de gols, para alegria do público que foi ao estádio.
O primeiro gol saiu aos 16 minutos, quando o zagueiro Rafael Marques aproveitou falha do goleiro Diego Cavalieri e abriu o placar para o Grêmio. Mas o Fluminense não se abalou. Aos 19, quase empatou com o chute de Leandro Euzébio que parou na trave. E aos 25, conseguiu a igualdade com Fred, cabeceando após cobrança de falta de Marquinho: 1 a 1. Ainda na etapa inicial, Marquinhos voltou a colocar o Grêmio na frente aos 45.
O Fluminense voltou do intervalo com disposição redobrada e chegou ao empate em um lançamento preciso do meia Deco logo aos oito minutos: Fred dominou a bola e chutou em um único movimento. Aos 17, Rafael Sóbis acertou chute forte de fora da área e o goleiro Victor falhou, decretando a primeira virada do time carioca: 3 a 2. O Grêmio, no entanto, reagiu bravamente e conseguiu uma nova reviravolta no placar
No espaço de um minuto, Brandão empatou novamente o jogo e Adilson marcou um golaço de fora da área, fazendo 4 a 3 aos 30. Aos 32, um lance polêmico: Adilson trombou com Carlinhos na área e o árbitro Francisco Carlos Nascimento marcou pênalti. Fred cobrou bem e empatou mais uma vez. Quatro minutos depois, o mesmo Fred pegou uma sobra na área e finalizou de costas, concretizando a virada definitiva do Fluminense.
Revoltados com a arbitragem, os jogadores do Grêmio ameaçaram deixar o campo, reclamando de uma falta no lance do quinto gol do Fluminense. O atacante Brandão, inclusive, foi expulso. Depois de vários minutos de interrupção, o time carioca soube controlar os nervos e segurou a emocionante vitória no Engenhão. Agora, passa a se preocupar com o Figueirense, adversário direto na briga por uma vaga na Libertadores.
- Vitória mantém Furacão vivo na luta contra rebaixamento
- América-MG surpreende de volta e vence Botafogo
- Vitória sobre Bahia reaproxima Inter na Libertadores
- Palmeiras empata com Vasco e ajuda Corinthians
- Gol do peruano Ramirez põe Corinthians na liderança isolada
- Empate piora situação de Avaí e Cruzeiro
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo