O encontro entre Ponte Preta e Coritiba, marcado para acontecer a partir das 19h desta terça-feira (12) no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, traz consigo um fato curioso. Os protagonistas desta partida tiveram como grande momento na Copa do Brasil participações nas semifinais do torneio em 2001, mas ambas acabaram derrotadas (por Corinthians e Grêmio, respectivamente). Dessa vez só um dos times sentirá o gostinho de chegar ao penúltimo degrau na luta pelo título e pela vaga na Libertadores.
A Gazeta do Povo On-line acompanha todas as emoções deste jogo pelo sistema Lance a Lance.
Analisando a situação das duas equipes na temporada 2009 é bem difícil apontar um favorito para vencer esse confronto. Os anfitriões têm a seu favor um bom retrospecto dentro do torneio e conquistaram o título de "campeão paulista do interior". Além disso, a Macaca largou com vitória na Série B do Brasileirão ao bater o ABC por 2 a 0.
Já o Coritiba vem trôpego nas últimas partidas. Um empate sem sal contra o Nacional na última rodada do Campeonato Paranaense com a consequente perda do título Estadual (que não foi decidido na última rodada, mas que foi perdido pelo Alviverde após uma derrota para o Iraty, na fase final) e a derrota para o Palmeiras na estreia da Série A do Brasileirão deixaram o clima um pouco tenso no Alto da Glória.
Entretanto, nada que atrapalhe a confiança do técnico René Simões. Confiança, aliás, que ele faz questão de repassar aos seus comandados, sem transferir a responsabilidade e evitando tornar o jogo uma "decisão" forçada. Por outro lado, ele tenta incutir na cabeça dos atletas que o sucesso do time na Copa do Brasil pode significar um up grade em suas carreiras, além da imortalidade de seus nomes na história do clube (que completa 100 anos em outubro próximo).
O Coritiba
O alviverde que vai a campo nesta terça-feira deve ter a mesma formação e escalação da rodada anterior. Contudo, René realizou um treino secreto e pode ter preparado uma surpresa para o adversário. Vicente, que não estava na delegação que foi a São Paulo encarar o Palmeiras, foi chamado para substituir o meia Marlos e pode ser a grande novidade.
Atuando pela Macaca no ano passado, Vicente teve grande destaque. O jogador espera ser utilizado e promete muita dedicação. "Espero agora voltar e poder ajudar a equipe. A Ponte mudou bastante desde quando joguei lá, mas é claro que a gente sempre sabe um pouco mais e tenta ajudar. Conheço bem o Moisés Lucarelli e certamente é mais fácil jogar em um campo que me traz boas lembranças", disse, ao site do clube.
A Ponte Preta
Comandada pelo técnico Marco Aurélio, campeão Brasileiro como jogador pelo Coritiba em 1985, aposta na consistência e entrosamento da sua equipe. Como a partida terá "180 minutos" (ida e volta), a idéia é não tomar gols e conseguir a vitória, para assim levar a vantagem para Curitiba e tentar se garantir nas semifinais.
** ** ** ** **** ** ** ** **
Ponte Preta x Coritiba 12/05/2009, às 19h
Estádio: Moises Lucarelli, em Campinas (SP)Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (DF) Auxiliares: Marrubson Melo Freitas (DF) e Fábio Gonçalves Araújo (DF)Transmissão: ESPN, SporTV 2 e Gazeta do Povo On-line (Lance a Lance)
Ponte Preta - Aranha; Marrom, Gum, Jean e Guilherme; Deda, Wiliam, Tinga e André; Márcio Mixirica e Danilo Neco. Técnico - Marco Aurélio
Coritiba - Vanderlei; Pereira, Rodrigo Mancha e Felipe; Márcio Gabriel, Leandro Donizete, Carlinhos Paraíba, Marcelinho Paraíba e Pedro Ken; Marcos Aurélio e Ariel. Técnico René Simões
“Guerra” entre Mais Médicos e Médicos pelo Brasil prejudica quase 4 mil profissionais de áreas vulneráveis
DeepSeek reacende alerta sobre coleta de dados por IA, e especialistas cobram fiscalização
Governo e oposição se unem em festa por Hugo Motta; assista ao Sem Rodeios
Regulação das redes sociais pode ser apresentada na próxima semana, diz ministro
Deixe sua opinião