Memória
Treinador já foi hostilizado por alviverdes
Ivo Wortmann recém-havia saído do Coritiba por uma proposta mais vantajosa do Cruzeiro quando teve de retornar ao Couto Pereira no comando da equipe mineira. O jogo, válido pelo Brasileirão no dia 19 de agosto de 2001 (vitória alviverde por 3 a 2), foi marcado por chuva de moedas sobre o técnico, faixas de traidor nas arquibancadas e vários coros de protesto contra o treinador.
Após apenas dez rodadas à frente da Raposa, Ivo caiu pelos maus resultados e foi repatriado no Alto da Glória, trabalhando no Verdão até o fim do Nacional. Antes da saída para Minas Gerais, no entanto, a atuação do técnico foi boa no Coxa.
Apesar de não ter conquistado títulos, nas 70 partidas em que dirigiu o Coritiba, Ivo chegou à semifinal da Copa do Brasil, ao vice-campeonato da Sul-Minas e classificou o clube para a Copa dos Campeões todas disputadas em 2001.
O trabalho do treinador ganhou notoriedade nacional por ele ter utilizado esquema 352 com dois meias como alas. Fabinho atuava do lado esquerdo; e Juliano no direito. (RL)
Alviverdes
Reforço
O atacante Alecsandro, filho do folclórico avante Lela, pode ser a terceira contratação na formação do elenco coxa de 2009. O jogador está no Al Wahda, dos Emirados Árabes, e pode fechar nos próximos dias.
Caso Keirrison
Para ter o K9 já a partir de janeiro, o Palmeiras admite até ceder jogadores que não interessem no Palestra Itália para o Coritiba. O contrato do artilheiro no Alto da Glória vai até abril e, se não houver acordo para a liberação, ele disputará o Paranaense.
Renovações
Só falta a assinatura do zagueiro Maurício para ele seguir no Coxa em 2009. O Iraty (dono dos direitos econômicos do camisa 3) e Coritiba já chegaram a um acordo. Palmeiras (com mais força), Santos e Vasco sondaram o atleta. Por outro lado, o lateral-esquerdo Ricardinho, e os volantes Alê e Leandro Donizete estão a cada dia mais distantes de um acordo.
A contratação de Ivo Wortmann para comandar o Coritiba no ano do centenário não preenche todos os requisitos do perfil traçado pela direção para o substituto de Dorival Júnior. No entanto, das opções que se apresentaram após sucessivas negativas, o treinador está sendo bem aceito no clube.
Aos 59 anos (13 a mais do que o antecessor), ele não está na faixa etária de técnicos "emergentes e qualificados" uma das qualidades procurada pelos dirigentes do Alto da Glória.
O gaúcho, que vai para sua terceira passagem no Coxa, também tem em seu histórico um item que preocupava muito a cúpula alviverde quando as opções do mercado ainda eram vastas pelo menos em três oportunidades largou a equipe que comandava no meio de uma competição por uma proposta mais vantajosa.
Foi assim no Coxa, em 2001, quando preferiu ir trabalhar no Cruzeiro, mas retornou ao Couto Pereira no mesmo ano. No Juventude, time que dirigiu na Série B deste ano, Ivo já abandonou o barco duas vezes. Em 2005, para seguir ao Dínamo, da Rússia, e no ano passado, para atuar no Al Wahda, dos Emirados Árabes.
A saída do time de Caxias, desta vez, parece ter sido amigável. Ivo só aceitou deixar o comando da equipe após um acordo costurado diretamente entre as diretorias dos dois clubes. O Coxa irá pagar uma multa (de valor não revelado) e ainda deve ceder um ou outro jogador que não será aproveitado no elenco de 2009.
"A proposta foi financeiramente muito boa para o futuro profissional do Ivo, que se dispôs a cumprir o que estava acordado, mas aceitamos liberá-lo", comentou Marcelo Porto, diretor de futebol do Juventude.
Nos bastidores, comenta-se que Wortmann recebia R$ 30 mil mensais na sua ex-equipe e subirá para R$ 100 mil (incluindo também o pagamento a seu auxiliar, o ex-jogador Marcelo Mabília).
"Eu me sinto realmente muito satisfeito, orgulhoso pela lembrança do Coritiba no momento especial do clube, que é o ano do centenário. Eu acho que isso dá oportunidade para todos os profissionais marcarem sua presença na história do Coritiba. O que pretendo é fazer igual, ou melhor, ao trabalho anterior, brigando por todos os títulos e dando alegria para o torcedor", comentou Ivo, através de sua assessoria de imprensa.
Wortmann está em Curitiba desde a noite de ontem. Sua primeira entrevista no retorno ao Alto da Glória será na manhã de hoje, às 11 horas.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Deixe sua opinião