• Carregando...

O cearense Antônio Marcos de Souza da Silva e a brasiliense Mariana Ohata, representantes da equipe brasileira de triatlo nos Jogos Pan-Americanos do Rio, foram os campeões da categoria profissional da 19.ª edição do Sesc Triathlon de Caiobá, que aconteceu ontem pela manhã no litoral paranaense. A prova abriu o calendário de "competições-treino" de 2007 que irão preparar a elite do esporte para o Pan do Rio.

"A participação nessas provas é muito importante. A preparação está só no início, ainda tem muito chão e treino pela frente até julho", afirma Ohata, que liderou a prova feminina de ponta-a-ponta.

A competição reuniu 609 atletas em categorias amadoras e 31 nas profissionais. Na prova de elite masculina, no primeiro 1,5 quilômetro de natação o francês Benjamin Sanson surpreendeu abrindo vantagem de cerca de 20 segundos sobre o restante dos competidores. Na metade da prova de ciclismo, enquanto ainda liderava, um problema na bicicleta fez com que ele abandonasse a competição. "Eu estava entre os favoritos. Cheguei pronto para a prova, mas tive de sair", lamenta Sanson, que estreava em Caiobá.

Sete atletas formavam o primeiro pelotão que deu início aos últimos – e decisivos – 10 quilômetros de corrida. Antônio Marcos abriu 45 de vantagem sobre o segundo colocado, o santista Bruno Matheus, e até brincou com o público antes de cruzar a linha de chegada 1h53min48s após a largada.

"Todas as provas de triatlo têm se decidido na corrida. Faltando cinco quilômetros vi que estava ganho", comentou o vencedor.

O terceiro lugar ficou com o curitibano Frederico Luiz Monteiro, seguido pelo carioca Virgilio de Castilho

O paranaense Juraci Moreira, cotado como um dos favoritos, acabou a prova na quinta colocação. Ele se recupera de uma inflamação crônica no tendão de Aquiles e diz ter sentido mais dores nos últimos cinco quilômetros de corrida.

"Minha prioridade neste ano é o Pan. Para chegar bem lá não posso arriscar. Eu sabia que a corrida seria o mais difícil", afirma.

Briga particular

Do início ao fim da prova profissional feminina, deu dobradinha das atletas pan-americanas Mariana Ohata e Sandra Soldan. Até a etapa final, as duas vinham juntas e abriram vantagem de mais de dois minutos sobre as outras competidoras. A brasiliense deixou Soldan para trás na corrida. "Me senti um pouco lenta. Estou recomeçando o trabalho agora", afirma Soldan. Outra favorita, a paulista Carla Moreno, não participou da competição por ter feito uma cirurgia devido uma apendicite.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]