A temporada 2010 de Fórmula 1 inicia com mudanças no regulamento. A principal delas é a proibição do reabastecimento durante as corridas. Com isso, todas as equipes tiveram que projetar seus modelos 2010 com tanque de combustível e entre eixos maiores.
Ano passado, cada um tinha uma estratégia de fazer uma ou duas paradas em cada GP e pilotavam quase como em uma classificação. 2010 será diferente. Todos estarão pesados e farão apenas uma parada (às vezes duas) nos boxes para trocar de pneus. Então a corrida será dividida em seis partes diferentes. Explico: largando com todos os carros lotados de combustível e pneus novos, veremos um ritmo mais suave para não comprometer o desgaste da borracha. Depois de alguns pares de voltas os pilotos vão começar a andar mais forte. O terceiro trecho será aquele que todos terão os pneus já desgastados e passarão a fazer voltas mais rápidas porque já está chegando a hora do pit stop e o carro tendo algo como meio tanque! Depois desta parada tudo se repete, mas com o carro ficando mais e mais leve. Acredito que as voltas mais rápidas de cada corrida sejam marcadas depois da parada.
A segunda mudança importante é que a largura dos pneus dianteiros foi reduzida, fazendo com que todos os carros perdessem aderência dianteira e, com isso, ganhando tendência de sair de frente nas curvas. Acredito que já no primeiro GP a maioria dos times tenham solucionado este problema ou a maior parte dele.
Somando proibição do reabastecimento, aumento no entre eixos e um pneu dianteiro mais estreito, vamos ver que os carros terão desempenho bem distinto durante a corrida. As voltas poderão ser até seis segundos mais lentas no inicio. Outro item importante nesta conta é a formação de bolhas nos pneus (que estão aparecendo depois das 10 primeiras voltas e permanecem por umas 10, 15 em cada jogo de goma).
Explicado isso, posso afirmar categoricamente que quem tiver projetado um carro constante e rápido durante toda a corrida é séria candidata à vitória. Porque de nada adianta ter um chassi muito veloz em cinco voltas e depois o desempenho começar a cair brutalmente. O contrario também não adianta.
Outra mudança que chamou a atenção de todos foi na pontuação. Agora 10 carros marcam pontos. Com 25 para o primeiro; 18; 15; 12; 10; 8; 6; 4; 2 e 1 para o décimo colocado. A vitória será um pouco mais valorizada, mas também não influenciará tanto assim. Então se um piloto X vence a primeira corrida e não pontua na seguinte ficaria com 25. Agora, se o piloto Y chega em segundo ou terceiro nas duas aquela diferença da vitória já se foi. Com um grid que, pelo menos, oito pilotos podem lutar pelo titulo, a vitória não chega a ser tão importante. Valerá muito a regularidade de permanecer entre os três primeiros e vencer uma corrida ou outra. Isto sim pode dar o titulo.
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Cassiano Mariani é jornalista especializado em automobilismo.