• Carregando...
Com a bandeira da Ferrari, para histeria de chineses e italianos, Alonso comemora a vitória em Xangai | Diego Azubel/ EFE
Com a bandeira da Ferrari, para histeria de chineses e italianos, Alonso comemora a vitória em Xangai| Foto: Diego Azubel/ EFE

Fernando Alonso enfim "acordou" na temporada 2013 da Fórmula 1. O espanhol faturou a primeira vitória da Ferrari no ano ao chegar na frente no GP da China, ontem, em Xangai. Com uma aposta acertada nos pneus, o piloto superou Kimi Raikkonen e o pole Lewis Hamilton para entrar na briga pelas primeiras posições do campeonato. Felipe Massa chegou em sexto lugar.

Com o triunfo, Alonso chegou aos 43 pontos, subiu para o terceiro lugar e ultrapassou o brasileiro no Mundial – Massa é o quinto, com 30. O espanhol está atrás do tricampeão Sebastian Vettel, com 52, e de Raikkonen, com 49. Os três primeiros são justamente os vencedores das três etapas da temporada até agora.

O ferrarista não escondeu o alívio pela vitória na China. O espanhol comemorou o fim do jejum de 12 etapas sem triunfos, exaltou o bom desempenho do carro, mas foi cauteloso quanto ao futuro do Mundial. "Esta vitória vem em ótima hora. Estávamos sob pressão, pois abandonamos a última corrida [Malásia]. Em três etapas fomos segundo em Melbourne e ganhamos aqui. É um início de temporada positivo. Vamos levar para Bahrein, já no próximo fim de semana, essa mesma gana de vencer, onde também acho que será possível chegar na frente", declarou o espanhol.

Alonso não subia ao lugar mais alto do pódio desde o GP da Alemanha, em julho de 2012. Desde então, viu um domínio de Sebastian Vettel e vitórias pontuais da McLaren e da Lotus. "Vencer depois de oito ou nove corridas me deixou muito feliz", declarou ele.

"O carro esteve quase perfeito desde o início e foi importante ter ultrapassado Kimi [Raikkonen] logo na largada e Lewis [Hamilton] antes do primeiro pit stop", analisou. "Com os pneus médios nossa degradação foi menor que a de nossos adversários. Pude manter ótimo ritmo e ainda tinha uma reserva se fosse preciso."

A próxima etapa da F1, a quarta da temporada, será disputada no próximo domingo, no Circuito de Sakhir, no Bahrein. Um cenário que deixa o espanhol confiante. "[O carro] parece ser capaz de estar no pódio, portanto esperamos voltar a ir bem no Bahrein", afirmou, avisando, contudo, que espera uma corrida dura no próximo fim de semana.

"Veremos diferentes condições e quem sabe o quão competitivos podem ser os rivais", comentou Alonso, se referindo principalmente à temperatura no Circuito de Sakhir. "Temos de seguir assim, nesta direção, com bons fins de semana, sem correr nenhum risco extra. Esperamos somar alguns pontos bons no Bahrein", fechou o bicampeão mundial.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]