• Carregando...
Fernando Alonso (ao centro) marcou a pole position para o GP da Hungria. Sebastian Vettel (à esquerda) larga em segundo e Mark Webber na terceira posição | AFP
Fernando Alonso (ao centro) marcou a pole position para o GP da Hungria. Sebastian Vettel (à esquerda) larga em segundo e Mark Webber na terceira posição| Foto: AFP

Em treino confuso, Fernando Alonso marcou a pole position para o GP da Hungria, que será disputado neste domingo. No último segundo do treino, o sistema de cronometragem oficial da Fórmula 1 caiu e nem os pilotos sabiam quem tinha marcado o melhor tempo do treino. O espanhol terá ao seu lado na primeira fila o alemão Sebastian Vettel, da RBR. O australiano Mark Webber foi o terceiro.

Mas o treino foi marcado pelo acidente forte com o brasileiro Felipe Massa, da Ferrari. O piloto foi atingido por um detrito em seu capacete na reta antes da curva 4, passou reto e bateu de frente na barreira de pneus. O brasileiro foi retirado de dentro do carro pela equipe médica e levado ao centro médico do autódromo.

De acordo com informações de Rubens Barrichello e a Ferrari, Massa estava consciente, apenas um pouco agitado, e com um corte no rosto, provavelmente no local onde a peça bateu. Os médicos deram um calmante ao brasileiro e, por precaução, ele foi levado, de helicóptero a um hospital de Budapeste.

Lewis Hamilton, atual campeão do mundo, larga na quarta posição, seguido pelo alemão Nico Rosberg, da Williams. Heikki Kovalainen, companheiro do inglês na McLaren, é o sexto, uma posição à frente de Kimi Raikkonen, da Ferrari. Líder do campeonato, Jenson Button, da Brawn GP, larga apenas em oitavo. Kazuki Nakajima marcou o nono tempo e Felipe Massa, mesmo sem participar da superpole, ficou em décimo. Ainda não é certa a participação do brasileiro na corrida deste domingo.

Pane na cronometragem marca o fim da superpole

A superpole, última parte do treino classificatório, foi marcada por um incidente inusitado. Quando os pilotos completavam suas últimas voltas na sessão, o sistema de cronometragem oficial da Fórmula 1 teve uma pane e não mostrou os tempos. Fernando Alonso chegou aos boxes ainda sem saber que tinha marcado a pole position, sua primeira desde o GP da China de 2007.

O espanhol, então, começou a perguntar os tempos de todos os pilotos que chegavam ao parque fechado, na esperança de saber sua colocação. Somente após mais de cinco minutos de incertezas é que o sistema de cronometragem foi reestabelecido e Alonso foi informado de sua pole. Sebastian Vettel e Mark Webber, da RBR, pareciam muito surpresos com suas posições: segundo e terceiro, respectivamente.

O estreante Jaime Alguersuari, mais jovem piloto da história a largar em uma corrida de Fórmula 1, começará o GP da Hungria do fundo do pelotão. O espanhol teve problemas com seu STR no fim da primeira parte do treino classificatório (Q1) e parou na penúltima curva do circuito. Com o tempo de 1m22s359, ele ficou quase um segundo atrás de Sebastien Buemi, seu companheiro de equipe, que avançou à segunda parte (Q2).

A BMW Sauber decepcionou mais uma vez e viu seus dois pilotos eliminados no Q1. O alemão Nick Heidfeld marcou apenas o 16º tempo, três posições à frente do polonês Robert Kubica, o penúltimo. As duas Force Indias também caíram na primeira parte do treino: Giancarlo Fisichella é o 17º e Adrian Sutil o 18º.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]