A chuva foi a principal protagonista dos treinos livres para o GP do Brasil de Fórmula 1 neste sábado de manhã, deixando os pilotos com apenas 13 minutos para avaliar as condições da pista de Interlagos antes do treino classificatório para a corrida de domingo.
A chuva começou a cair com força meia hora antes do horário previsto para o início do treino livre. Como ela não diminuiu e a visibilidade era baixa, o helicóptero médico não tinha condições de voar e por isso o início da sessão foi adiada.
As imagens dos boxes mostravam funcionários das equipes armados de rodos e panos para tentar impedir a entrada da água, enquanto os pilotos aguardavam a liberação da pista, alguns dentro dos carros, outros fora.
Finalmente após cerca de uma hora de chuva forte o céu clareou, e a sessão finalmente começou, com 42 minutos de atraso.
Inevitavelmente, as rodadas tomaram conta da pista -- Fernando Alonso da Renault, conseguiu voltar, mas seu companheiro de equipe, Romain Grosjean, não teve a mesma sorte. Ele perdeu a traseira devido à aquaplanagem, avançou pelo gramado e acabou batendo de frente em uma barreira de proteção.
Os organizadores haviam decidido encerrar a sessão ao meio-dia como estava previsto originalmente, mas, com o acidente de Grosjean, o treino foi suspenso a cinco minutos do horário final e acabou durando apenas 13 minutos.
Nico Rosberg, da Williams, conseguiu o melhor tempo, com 1min23s182. O líder do campeonato, Jenson Button, da Brawn, fez 1min24s122 e terminou em terceiro, com seu companheiro de equipe e outro concorrente ao título Rubens Barrichello em 14o, com 1min26s530.
Sebastian Vettel, o único outro piloto que ainda tem chances de levar o campeonato, fez 1min27s047, o 15o tempo.
Barrichello já havia comentado na sexta-feira, quando também choveu durante os treinos, que um fator diferencial na corrida será saber quando optar por usar os pneus de chuva. A previsão do tempo no autódromo indica que existe 80 por cento de chance de chover no domingo.
Button lidera a classificação do Mundial 14 pontos à frente de Barrichello e com 16 a mais que Vettel. O inglês precisa terminar em terceiro em Interlagos para garantir o título com uma corrida de antecedência sem depender dos resultados de seus adversários.
No ano passado, Felipe Massa, da Ferrari, garantiu a pole position com o tempo de 1min12s368 registrado na última parte do treino classificatório.
- Futuros parceiros, Massa e Alonso tentam selar paz após rusgas
- Pequenos negócios fazem a festa com a F-1 em São Paulo
- Tempo instável preocupa Barrichello: "Vou consultar até a minha avó"
- Lewis Hamilton visita túmulo de Ayrton Senna em São Paulo
- Alonso rouba a cena no segundo treino e faz o melhor tempo do dia em Interlagos
- Acusações marcam campanha pela presidência da FIA
- Bruno Senna diz que negocia com três equipes
- "Barulhinho" incomoda Kazuki Nakajima
- Barrichello na caça de Button
Deixe sua opinião