O oitavo lugar em Interlagos não só tirou de Rubens Barrichello a possibilidade de título Jenson Buttonfoi campeão como o derrubou de segundo para terceiro lugar na classificação geral. O alemão Sebastian Vettel, com a quarta colocação, é o novo vice-líder do mundial de pilotos.
Agora, Button foi a 89 pontos e não pode mais ser alcançado por ninguém. Vettel tem 74 e Barrichello 72. A próxima e última corrida da temporada será no dia 1º de novembro, nos Emirados Árabes.
"O vice-campeão, como já dizia o meu amigo Nelson Piquet, é apenas o primeiro dos perdedores", disse Rubinho.
Após o GP do Brasil, Barrichello parecia sem motivação para correr atrás da diferença aberta por Vettel. Mesmo assim, prometeu empenho em Abu Dhabi.
"É claro que eu vou lutar para ganhar a próxima corrida. É assim que funciona".
Rubens Barrichello é duas vezes vice-campeão mundial: 2002 e 2004.
"Não acredito em azar", diz Barrichello
Bastante emocionado e quase com lágrimas nos olhos, Rubens Barrichello falou também lamentou não ter vencido em casa. Ele fez questão de dar os parabéns ao companheiro de equipe e agora campeão, Jenson Button, mas não escondeu a frustração por ter ficado fora da briga.
"Fiquei com um buraco no estômago", disse.
Após ter cruzado a linha de chegada em oitavo lugar, Barrichello viu a comemoração de Button, que foi quinto, posição suficiente para lhe dar o título. Apesar de ter largado na pole, o brasileiro não conseguiu manter o rendimento e foi perdendo posições. Um pneu furado praticamente tirou Rubinho da disputa.
"Não acredito em azar ou sorte. Acredito em trabalho. O pneu furou de repente, estourou na entrada dos boxes e eu quase rodei".
Mas, para ele, o momento crucial foi quando retornou do primeiro pit-stop.
"Seu eu não tivesse pegado tráfego após a primeira parada, teria brigado para chegar em segundo lugar. Mas o carro não tinha rendimento para ganhar. Eu sabia que ia perder posição para o Webber, mas perdi para o Kubica também. A essa altura, o máximo que eu conseguiria seria o terceiro".
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Deixe sua opinião