Button comemora a pole position no GP de Mônaco| Foto: AFP/Fred Dufour

Jenson Button, da Brawn, conquistou sua quarta pole position do ano neste sábado. Com o tempo de 1:14.902, o líder do campeonato largará na frente no GP de Mônaco, seguido pelo finlandês Kimi Raikkonen, que garantiu a estreia da Ferrari na primeira fila nesta temporada. Rubens Barrichello, da Brawn, ficou com a terceira posição e larga ao lado do alemão Sebastian Vettel, da RBR.

CARREGANDO :)

- Essa pole significa muito. Hoje foi uma luta realmente muito apertada, em todo o fim de semana venho lutando com Rubens (Barrichello) e ele definitivamente estava melhor do que eu. A McLaren e a Ferrari melhoraram, ainda tem a Red Bull... Está sendo um fim de semana divertido - disse o inglês da Brawn.

Felipe Massa, da Ferrari, rodou na sua primeira volta, ainda no Q1, mas se recuperou e começará a corrida deste domingo na quinta posição, a frente de Niko Rosberg (Williams).

Publicidade

O campeão Lewis Hamilton, que venceu a prova no ano passado, perdeu o controle de sua McLaren em uma curva, atingiu o muro e acabou ficando apenas com a 16ª posição.

- Minha chance de vitória está certamente acabada. Não sei o que estava pensando. Cometi um erro. Tudo estava indo bem em todo o fim de semana. Peço desculpas ao time por terem perdido tempo, mas pelo menos Heikki (Kovalainen) está indo bem - disse Hamilton, lembrando que seu companheiro de equipe ficou na sétima posição.

Após uma dobradinha às avessas no grid de largada do Grande Prêmio de Mônaco, a Toyota enviou um protesto aos comissários desportivos contra o bicampeão Fernando Alonso, da Renault. Segundo a equipe, o espanhol atrapalhou Jarno Trulli, que acabou ficando com a penúltima colocação no grid, logo à frente de seu companheiro de equipe Timo Glock.

- Em todo o fim de semana estivemos fora do ritmo, mas estava fazendo o meu melhor. Estava para colocar meu carro no Q2, mas infelizmente nas últimas duas curvas fiquei preso atrás de um Renault, que me bloqueou e acabei perdendo a minha melhor volta. Reportei o que houve aos comissários e estou certo de que eles vão tomar alguma ação - disse Trulli.

Button já venceu quatro corridas este e ano e lidera o campeonato com 41 pontos, 14 pontos a frente de Rubens Barrichello e 18 do terceiro colocado, Sebastian Vettel.

Publicidade

1º Jenson Button (Brawn)

2º Kimi Raikkonen (Ferrari)

3º Rubens Barrichelo (Brawn)

4º Sebastian Vettel (RBR)

5º Felipe Massa (Ferrari)

Publicidade

6º Niko Rosberg (Williams)

7º Heiki Kovalainen (McLaren)

8º Mark Webber (RBR)

9º Fernando Alonso (Renault)

10º Kazuki Nakajima (Williams)

Publicidade

11º Sebastian Buemi (STR)

12º Nelsinho Piquet (Renault)

13 - Giancarlo Fisichella (Force India)

14º Sebastien Bourdais (STR)

15º Adrian Sutil (Force India)

Publicidade

16º Lewis Hamilton (McLaren)

17º Nick Heidfeld (BMW)

18º Robert Kubica (BMW)

19º Jarno Trulli (Toyota)

20º Timo Glock (Toyota)

Publicidade