O título da Fórmula 1 ficou com Jenson Button, mas para os chefes de equipe da categoria, o melhor piloto de 2009 foi outro. Na tradicional votação da revista inglesa Autosport, os dirigentes elegeram o alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, como o destaque do Mundial.
A eleição teve dez votantes - um representante de cada escuderia. Cada um deles fez uma lista dos oito melhores pilotos da temporada. Então, foram atribuídos pontos, obedecendo o sistema de pontuação da Fórmula 1: dez para o primeiro, oito para o segundo, seis para o terceiro, e assim por diante até o oitavo, que recebeu um ponto.
Vettel, que foi o vice-campeão mundial, terminou a eleição com 76 pontos, seguido por Button, com 67 e Lewis Hamilton, que teve 65. O brasileiro Rubens Barrichello, que tinha chances de título a duas etapas do fim da temporada, ficou em quinto lugar, com 35 pontos, quatro a menos que o espanhol Fernando Alonso.
Mesmo com o acidente no treino de classificação para o GP da Hungria, Felipe Massa terminou em oitavo, com 19 pontos. O finlandês Kimi Raikkonen, que dividiu a Ferrari com o brasileiro foi o sexto, com 30 pontos.