Debaixo de muita chuva em Melubourne, Lewis Hamilton roda no treino classificatório adiado do GP da Austrália| Foto: Daniel Munoz / Reuters
Fiscais de prova tiveram muito trabalho para tentar tirar a água do circuito de Melbourne no treino classificatório

A chuva cancelou o treino classificatório do GP da Austrália, o primeiro da temporada de Fórmula de 2013, na manhã deste sábado em Melbourne (madrugada de sábado no Brasil). Sob um forte temporal, os pilotos chegaram a concluir a primeira parte do treino. Depois, não tiveram mais condições de retornar à pista.

CARREGANDO :)

Com a decisão, a decisão do grid ficou para as 11 horas de domingo (21 horas de sábado no horário de Brasília) - seis horas antes do GP da Austrália, marcado para as 17 horas na Austrália (3 horas de sábado no Brasil).

Depois do último treino livre, a chuva forte começou a cair em Melbourne. A água encharcou a pista do circuito de Albert Park, o que forçou a direção da prova a atrasar o treino classificatório por dez minutos inicialmente e depois, mais duas vezes pelo mesmo período. Enquanto isso, fiscais de prova tentavam tirar a água da pista com rodos. Com meia hora de atraso, os carros chegaram a perfilar no aslfalto, mas no intervalo entre o Q1 e Q2 a chuva voltou a cair forte.

Publicidade

Após esperar mais 40 minutos, a direção da prova decidiu por adiar o término do treino classificatório. A alegação era de que, por volta das 19 horas no horário australiano, não havia mais luz natural suficiente para continuidade do treino.

O alemão Nico Rosberg, da Mercedes, foi o melhor na pista enquanto houve condições na primeira parte do treino classificatório, com o tempo 1min43s380. Essa etapa foi marcada por carros rodando na pista, entre eles a Mercedes de Lewis Hamilton e a Ferrari de Felipe Massa.