A tão esperada tempestade tropical na Malásia não veio e, finalmente, após duas corridas com problemas, a Red Bull pôde fazer seu passeio de domingo na Malásia. Com facilidade, Sebastian Vettel superou o companheiro Mark Webber ainda na largada e rumou, sem ser ameaçado, para sua primeira vitória na temporada. O australiano, seu companheiro de equipe, chegou na segunda posição. Nico Rosberg, da Mercedes, completou o pódio, em terceiro.
Confira a classificação do GP da Malásia e do Mundial de Fórmula 1
Se a briga na ponta foi gelada, os pilotos da McLaren e da Ferrari fizeram uma excelente corrida de recuperação e conseguiram suas vagas na zona de pontuação. Lewis Hamilton, com um carro com mais velocidade nas retas de Sepang, conseguiu evoluir rapidamente, e terminou em sexto. Entretanto, ele teve de segurar uma branda pressão de Felipe Massa nas voltas finais, mas ele se contentou com a sétima posição e a liderança do campeonato, com 39 pontos, dois à frente de Fernando Alonso, que teve o motor quebrado na penúltima volta. Jenson Button foi superado por Felipe Massa, mas resistiu bravamente aos ataques de Alonso na parte final da corrida. O inglês da McLaren conseguiu a oitava posição. O espanhol, no entanto, sofreu com problemas na redução de marchas em seu câmbio desde a metade da corrida e acabou fora da prova com a falha mecânica em seu motor Ferrari.
A corrida
A chuva esperada para a largada não veio e o GP da Malásia começou com pista seca em Sepang. E os probelmas mecânicos começaram antes mesmo do alinhamento no grid na reta dos boxes, Pedro de la Rosa, da Sauber, teve problemas com seu motor Ferrari e parou no meio do circuito. Por causa da falha, o espanhol, que largaria em 12º, ficou fora da prova.
Na largada, Rubens Barrichello teve problemas com seu Williams e saiu de sua posição muito lentamente. O brasileiro caiu da sétima para a 18º posição por causa da falha. Na frente, Sebastian Vettel, que era o terceiro, pulou muito bem e dividiu a primeira curva com o companheiro Mark Webber, pole position. O alemão superou o australiano e assumiu a ponta.
Os pilotos da McLaren e da Ferrari, que largaram muito atrás, ganharam muitas posições já na primeira volta. Com uma excelente largada, por dentro, Lewis Hamilton e Felipe Massa pularam para a 13ª e 14ª posições, respectivamente. Apesar de terem escolhido a linha errada, a de fora, Alonso e Button também subiram, mas ficaram imediatamente atrás de seus companheiros. Na segunda volta, Hamilton conseguiu ultrapassar com facilidade Sebastien Buemi e ganhou a 12ª posição. Massa não teve a mesma tranquilidade e ficou preso atrás do suíço. Logo atrás, Button tentou a ultrapassagem sobre o brasileiro, mas acabou sendo superado por Fernando Alonso, que se aproximou muito do companheiro de Ferrari.
Hamilton continuava a ganhar posições ao superar Jaime Alguersuari na quarta volta. No fim do pelotão, Timo Glock e Heikki Kovalainen se tocavam. O alemão da Virgin foi para a caixa de brita e abandonou a corrida. Na oitava volta, o inglês da McLaren se aproximou de Vitaly Petrov para lutar pelo décimo lugar. Ele superou o russo antes da reta dos boxes, mas tomou o troco na curva seguinte. Ele conseguiu a ultrapassagem de novo em seguida, mas mudou de linha mais de uma vez na reta dos boxes e recebeu uma bandeira de advertência dos comissários.
Na nona volta, Kamui Kobayashi abandonava a corrida após a quebra do motor Ferrari da Sauber na primeira curva. Já Button dava o troco em Alonso e recuperava a 15ª posição. Mas o inglês da McLaren resolveu apostar em uma troca de pneus precoce, assim como na Austrália, quando venceu a prova, e parou nos boxes na passagem seguinte.
Michael Schumacher, que vinha em uma corrida discreta, teve problemas com sua roda traseira esquerda e foi forçado a abandonar a corrida. O piloto da Mercedes sequer conseguiu voltar aos boxes após a falha. Hamilton, por sua vez continuava em sua batalha por posições. Ele entrou na briga pela sexta posição, junto com Nico Hulkenberg e Vitantonio Liuzzi.
Sem previsão de chuva e já com os pneus trocados, Button voava na pista, enquanto os pit stops continuavam com Hulkenberg e Petrov. Vitantonio Liuzzi, que estava na briga por pontos, teve seu carro recolhido à garagem após seu carro ficar muito lento na pista.
Atrás de Massa, Alonso parece ter problemas na redução de marchas de seu carro, mas seu tempo de volta não se alterava. Na frente, Vettel fazia seu pit stop na 24ª volta e voltou na terceira posição. Webber parou na volta seguinte, mas ficou atrás de Hamilton, que já era o segundo colocado a esta altura, mas não tinha parado nos boxes.
Felipe Massa fez seu pit stop na 27ª volta e colocou os pneus macios. Ele voltou à pista na nona posição, atrás de Button. Com isso, Alonso e Hamilton eram os únicos carros a não parar nos boxes nesta altura da corrida. O inglês só entrou na 31ª passagem e voltou na sexta posição, logo à frente de seu companheiro da McLaren.
O brasileiro da Ferrari, com pneus novos, era dois segundos mais rápido que Button. Ele reduziu a vantagem rapidamente, mas não conseguia a ultrapassagem. A McLaren tinha mais velocidade nas retas, complicando a vida de Massa. Enquanto isso, a Ferrari demorava a chamar Alonso para o pit stop, talvez esperando pela chuva na corrida.
O espanhol só parou na 37ª volta e colocou os pneus macios. Com Massa preso atrás de Button, Alonso começou a tirar dois segundos por volta dos rivais à sua frente. Após dez voltas, o brasileiro conseguiu a ultrapassagem sobre o inglês da McLaren e abriu boa vantagem. A responsabilidade então ficou com o bicampeão mundial.
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