Atual tricampeã de pilotos, com o alemão Sebastian Vettel, e de construtores, a Red Bull apresentou neste domingo, em Milton Keynes (Reino Unido), o RB9, com o qual tentará manter a sequência de títulos no Mundial de Fórmula 1.
A grande novidade é a cor do carro, que é predominantemente roxo e não mais azul, como nos outros oito anos em que a escuderia austríaca competiu na principal categoria do automobilismo.
O chefe da equipe, Christian Horner, classificou o novo modelo como "fantástico" e destacou o esforço de todos na Red Bull para que o RB9 seja competitivo.
"Continuamos sendo uma equipe jovem, mas estamos evoluindo e há uma ferrenha determinação para voltarmos a conquistar esses troféus durante este ano", comentou Horner.
Durante a apresentação, a Red Bull exibiu um vídeo intitulado "The Rhythm of the Factory" ("o ritmo da fábrica", em livre tradução), mostrando o processo de fabricação do novo carro.
Vettel, que guiará o RB9 pela primeira vez na próxima terça-feira, nos primeiros testes de pré-temporada, em Jerez de la Frontera, revelou acreditar que terá dificuldades para conquistar o tetra em 2013.
"Será difícil ganhar um quarto título mundial. As outras escuderias farão tudo o que for possível para evitar isso. Agora tudo começa do zero, com as mesmas chances. Será novamente uma temporada longa, com desafios difíceis para todos nós", analisou o alemão, de 25 anos.
Vettel elogiou alguns de seus concorrentes citando inclusive alguns nomes, como o próprio companheiro de equipe, o australiano Mark Webber, além de Lewis Hamilton (Mercedes), Jenson Button (McLaren) e Fernando Alonso (Ferrari).
Apontado como grande trunfo da Red Bull nas conquistas alcançadas nos últimos anos, o projetista Adrian Newey afirmou não ter havido grandes mudanças do RB8 para o RB9.
"Foi difícil tentar desenvolver o carro neste ano. Não há grandes mudanças, basicamente se trata de um carro evoluído. Demos total atenção aos por menores e melhoramos algumas coisas em relação ao ano passado", comentou o projetista.