Análise constatou uma contaminação no carro de Rosberg no GP de Cingapura| Foto: Reuters

Uma semana após o abandono de Nico Rosberg no GP de Cingapura, que custou ao piloto a liderança do Mundial da Fórmula 1, a Mercedes descobriu a causa do problema que forçou o alemão a deixar a corrida no dia 21 após 13 voltas.

CARREGANDO :)

De acordo com a equipe alemã, uma substância estranha contaminou os circuitos eletrônicos da coluna de direção de seu carro, o que o obrigou a abandonar a prova. Seu companheiro de time, Lewis Hamilton, venceu a etapa em Cingapura e assumiu a liderança do campeonato por apenas três pontos.

"Depois de uma análise profunda, chegamos à conclusão que esta contaminação não foi visível e não se manifestou até domingo, quando Nico foi para o grid", explicou a Mercedes sobre os problemas de Rosberg, que começaram na volta de apresentação. Ele ficou parado no grid e teve de largar dos boxes. Os problemas persistiram e o alemão teve de abandonar no 13º giro.

Publicidade

"O resultado desta contaminação foi um curto circuito nos circuitos eletrônicos, o que significou que Nico não conseguia mais comandar a embreagem ou os acertos do motor", disse o time, que lidera o Mundial de Construtores deste ano e só precisa de 84 pontos nas próximas cinco etapas para ficar com o título sem depender de outros resultados.

Por conta da falha, a Mercedes enviou as peças do carro de Rosberg para sua fábrica em Brackley, para que uma análise completa fosse feita e para que o problema não volte a se repetir, já que os problemas de confiabilidade já custaram algumas vitórias à equipe alemã nesta temporada."Novas partes serão usadas nas próximas corridas. Nosso trabalho para melhorar a confiabilidade de nossos carros continua no mais intenso nível", completou o time.

E, para evitar rumores e teorias da conspiração envolvendo o abandono de Rosberg, a equipe afirmou que a contaminação não teve nada de suspeita."Para deixar as coisas claras, a substância que causou a contaminação é usada normalmente na manutenção do componente."

A próxima etapa do Mundial de F-1 será o GP do Japão, que acontece neste domingo, em Suzuka, às 3h (de Brasília).Os primeiros treinos livres acontecem na quinta-feira, a partir das 22h (de Brasília).