O alemão Sebastian Vettel conquistou no último domingo, ao chegar em terceiro lugar na prova do Japão, o título antecipado da Fórmula 1. Agora, faltando quatro etapas para o final da temporada, a disputa fica restrita ao vice-campeonato da categoria. E quatro pilotos estão nessa briga, que ganha intensidade a partir deste domingo, quando ocorre o GP da Coreia do Sul, com largada às 4 horas (de Brasília), no circuito de Yeongam.
Depois da vitória no Japão, o inglês Jenson Button, da McLaren, está na frente nessa briga pelo vice-campeonato, ao ocupar a segunda colocação com 210 pontos o campeão Vettel já tem 324. Seu principal perseguidor é o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, que aparece em terceiro lugar, com 202 pontos. Mas o australiano Mark Webber (Red Bull), com 194, e o inglês Lewis Hamilton (McLaren), com 178, também estão na disputa.
Nos treinos livres de ontem, Hamilton levou a melhor sobre os rivais, ao marcar a volta mais rápida do dia chuvoso em Yeongam. Mas, segundo os pilotos, a chuva estragou o parâmetro para a sessão de classificação, que aconteceria na madrugada deste sábado (pelo horário de Brasília), e para a corrida de domingo. "Foi um dia complicado", admitiu o brasileiro Felipe Massa, da Ferrari.
Massa, inclusive, terá um sentimento especial no GP da Coreia do Sul, que será a sua 150.ª corrida na F1. "É uma conquista legal. As provas que mais lembro com carinho são as que eu ganhei, e isso incluiria até mesmo o GP do Brasil de 2008 [quando ficou em primeiro lugar, mas perdeu o título da temporada para Hamilton].
As piores memórias? Corridas como as da Hungria e Cingapura, no mesmo ano, onde a vitória estava ao meu alcance, mas fugiu de mim", afirmou o brasileiro, que está em sexto lugar no campeonato e fez o sétimo melhor tempo nos treinos livres desta sexta-feira.
"Foi um dia bastante difícil, com o tempo mudando, tornando quase impossível tirar conclusões úteis para o resto do fim de semana. Esse dia teve pouco ou nenhum significado para oferecer", afirmou Alonso, concordando com Massa. "Os tempos realmente não nos dão uma leitura relevante sobre ritmo e acerto do carro", completou Hamilton.
Ao vivo
GP da Coreia do Sul, às 4 horas (de amanhã), na RPC TV.