O primeiro filme sobre a vida do tricampeão Ayrton Senna feito para o cinema já tem data para estrear nas telas brasileiras: dia 12 de novembro, na sexta-feira seguinte ao GP do Brasil de Fórmula 1, em Interlagos, penúltima corrida da temporada 2010. Distribuído no país pela Paramount Pictures, o documentário "Senna" será exibido no Rio de Janeiro, em São Paulo e possivelmente em outras quatro capitais brasileiras, que ainda estão em negociação.
A produção foi realizada com autorização da família Senna e de Bernie Ecclestone, dono da FOM, empresa responsável pelos direitos comerciais da F-1. A produção é da britânica Working Title, com direção de Asif Kapadia, roteiro de Manish Pandey e produção de James Gay-Rees, Tim Bevan e Eric Fellner. O filme mostra a carreira do brasileiro desde sua estreia na Fórmula 1, em 1984.
Os produtores prometem entrevistas inéditas, além de imagens de TV e arquivos de família. Não foi produzido material exclusivo para o filme, mas a maioria das imagens usadas é inédita, com entrevstas do próprio piloto e de outras personalidades da Fórmula 1. A narração será em inglês, e a versão brasileira terá legendas em português. O título em inglês é "Senna - Beyond the Speed of Sound" (Além da Velocidade do Som).
O filme será lançado para homenagear o aniversário de 50 anos do nascimento do brasileiro. Será visto antes pelos japoneses, onde a produção começará a ser exibida no dia 8 de outubro e os ingressos já estão sendo vendidos. Em algumas salas, a venda de ingressos chegou a 60% do total de entradas disponíveis em apenas três dias.
A pré-estreia no Japão será em um local muito familiar para Ayrton Senna: o circuito de Suzuka, onde ele conquistou seus três titulos mundiais de Fórmula 1. O evento está marcado para a noite da quinta-feira que antecede a corrida, no dia 7 de outubro, em um dos camarotes do autódromo.
Eleições em 2025 serão decisivas na disputa entre esquerda e direita na América do Sul
Exército inaugura primeira unidade militar brasileira especializada em destruir tanques
Qual será a agenda econômica para 2025?
Desempenho fraco de alunos de escolas privadas em matemática expõe crise da educação no Brasil