Mecânicos ajustam o carro da Ferrari para o GP da Malásia, neste fim de semana, atendendo a uma solicitação de Fernando Alonso, principal piloto da escuderia| Foto: Saeed Khan/ AFP

Interlagos

Brasileiros cobram solução

Ainda tristes com a morte de Gustavo Sondermann, da Copa Montana, no último fim de semana, em Interlagos, os dois brasileiros na F1 pediram mudanças no autódromo. "Não foi só uma fatalidade. Tem como melhorar aquela curva", afirmou Felipe Massa sobre a Curva do Café, local do acidente. "Se o Brasil precisar que os pilotos da F-1 falem com a FIA, falaremos’’, disse Rubens Barrichello.

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Para Alonso, o grande problema em Melbourne foi na classificação
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A situação não é tão ruim como há dois anos. Mas a Ferrari está bem longe daquela que demonstrava tranquilidade e otimismo na temporada passada. Há um ano, o time vinha de dobradinha na abertura do campeonato, no Bahrein, e não previa que a Red Bull daria início a seu domínio justamente na pista malaia.

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Agora a situação é bem diferente. A estreia na Austrália ficou bem aquém das expectativas da equipe de Maranello, que em nenhum momento chegou a estar perto da disputa pela vitória. Mas não foi só. O desempenho na primeira classificação do ano foi sofrível. Fernan­do Alonso, o ferrarista mais bem colocado, foi quase um segundo e meio mais lento que Sebastian Vettel, o pole. Felipe Massa ficou mais meio segundo atrás do colega.

Isso fez com que o clima na equipe para o GP da Malásia, a ser disputado domingo (10), ficasse pesado. Sem vencer o Mundial de pilotos desde 2007, quando Kimi Raikkonen ficou com o troféu, a Ferrari sabe que não pode deixar seus adversários deslancharem. Apesar de Alonso dizer no paddock malaio que o clima na equipe continua o mesmo, o bicampeão tem demonstrado muita irritação e impaciência nos bastidores com o fraco desempenho em Melbourne.

Os pilotos dizem que já sabem onde erraram. "Fizemos alguns testes nestas duas semanas para entender onde devemos trabalhar após a decepção em Melbourne, onde imaginávamos lutar pela pole e pela vitória", afirmou Alon­so, que terminou a prova em quarto lugar. "Nosso problema foi na classificação."

Se depender de seu retrospecto na Malásia, a Ferrari pode ficar confiante. Das 12 provas realizadas em Sepang, foi pole em sete. As últimas duas, em 2007 e 2008, com Massa. O brasileiro, que terminou em sétimo na Austrália, disse esperar um desempenho melhor neste fim de semana. "Tra­­balhamos muito para ter um bom carro e já entendemos o que não funcionou direito e fez com que a gente gastasse mais os pneus do que deveria."