Os chefes técnicos da Fórmula 1 chegaram oficialmente a um acordo para banir os difusores duplos a partir da temporada 2011. A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) discutiu o assunto em uma reunião na quinta-feira com o Grupo de Trabalho Técnico (TWC - Technical Working Group), que precisava concordar com a proibição. De acordo com o site da revista inglesa "Autosport", a mudança foi aprovada.
As equipes determinaram que a superfície do difusor precisará ser contínua na parte interna em 2010. Isto impedirá que os controversos orifícios sejam usados para facilitar o fluxo de ar pelo assoalho do carro. A questão ainda precisa ser aprovada pela Comissão de Fórmula 1 da FIA e pelo Conselho Mundial de Esporte a Motor antes de ser colocada no regulamento, mas esta é apenas uma formalidade após a aprovação do TWG.
A intenção da proibição é diminuir a velocidade dos carros e o apoio aerodinâmico, para tentar proporcionar mais chances para ultrapassagens. A introdução do conceito em 2009 causou muita polêmica no início da temporada, quando os rivais protestaram contra a Brawn GP, Williams e Toyota. Elas tiveram boa vantagem nas quatro primeiras corridas.
A questão foi julgada pelo Conselho Mundial de Esporte a Motor da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) no início de 2009 e a peça foi considerada dentro do regulamento. Isto obrigou as outras sete equipes a desenvolverem aparatos aerodinâmicos semelhantes. Com a proibição para 2011, os tempos de volta devem aumentar cerca de dois segundos.
Alcolumbre e Motta assumem comando do Congresso com discurso alinhado a antecessores
Hugo Motta defende que emendas recuperam autonomia do Parlamento contra “toma lá, dá cá” do governo
Testamos o viés do DeepSeek e de outras seis IAs com as mesmas perguntas; veja respostas
Cumprir meta fiscal não basta para baixar os juros
Deixe sua opinião