Lewis Hamilton considera a burocracia para a renovação do contrato “um pé no saco”, mas deve se tornar o piloto mais bem pago da F-1.| Foto: Diego Azubel/EFE Líder do Mundial de F-1, com 43 pontos, o inglês Lewis Hamilton, bicampeão mundial, é visto como favorito à vitória no GP da China, às 3 horas deste domingo (12), em Xangai, com transmissão ao vivo pela RPC. O favoritismo se deve não apenas ao fato de ele ser o recordista de triunfos naquela pista, com três, em 2008, 2011 e ano passado, mas também pelo ótimo desempenho de sua Mercedes.
Entretanto, o próprio Hamilton minimiza o favoritismo, ao mesmo tempo em que revela ainda não ter renovado o contrato com a equipe alemã: “Foi bem próximo entre nós e a Ferrari, e Nico [Rosberg] também está perto. Teremos uma corrida [dura] — Esta é minha primeira vez negociando sozinho e não sei quantas vezes eu tive de ler mais ou menos 80 páginas. É coisa demais para ler e ainda por cima está cheio de jargões de advogados. Tem sido um pé no saco, para ser honesto”.
Comenta-se no paddock que o valor do contrato anual seja de US$ 55 milhões de dólares, cerca de R$ 170 milhões, o que o tornaria o piloto mais bem pago da F-1. Calcula-se que atualmente o mais bem pago seja o tetracampeão Sebastian Vettel, da Ferrari, com mais de US$ 27 milhões ou R$ 78,5 milhões na Ferrari.
Vettel é o segundo colocado no campeonato, com 40 pontos, seguido por Nico Rosberg, da Mercedes, com 33 e pelo brasileiro Felipe Massa, da Williams, com 20.
Lewis Hamilton conduz sua Mercedes pelo Circuito de Xangai. Sebastian Vettel, da Ferrari, venceu o GP da Malásia, há duas semanas. Vettel com um neutro capacete branco, enfeitado pela bandeira da Alemanha e as marcas dos seus patrocinadores. Felipe Massa parte da quarta posição com a Williams.. Daniel Ricciardo larga em sétimo com a Red Bull; As grid girls chinesas enfileiradas no paddock. Nico Hülkenberg, da Force India, foi o “melhor entre os piores”; larga em 16º. Um pensativo Fernando Alonso tentando entender o 18º lugar da sofrível McLaren de 2015. Engenheiros da Mercedes observam pela tevê o desempenho da Red Bull de Ricciardo. Pastor Maldonado colocou sua Lotus na 11ª posição. Roberto Merhi partirá com a Marussia na 20ª posição. Marcus Ericsson larga em décimo, na fila “exclusiva” da Sauber, com Felipe Nasr em nono. Romain Grosjean colocou a Lotus na oitava posição. Valtteri Bottas parte na quinta posição, logo atrás de Felipe Massa, seu companheiro de Williams. Ericsson com a Sauber azul e amarela. Carlos Sainz Jr. parte da 14ª posição com a Toro Rosso. Felipe Massa e Pastor Maldonado: próximos na pista, mas não no grid. Sebastian Vettel larga em terceiro com a sua Ferrari. Nico Rosberg tomou quase 1 segundo do companheiro Hamilton e larga em segundo. Rosberg deixa a garagem em direção à pista. Nico hülkenberg e a Force India rubro-prateada. Kimi Raikkonen larga em sexto, com as Williams entre ele e Vettel. Max Verstappen larga em 13º, com tempo bem próximo ao da matriz Red Bull de Daniil Kvyat. Hamilton e Vettel saúdam o público após o treino. A Ferrari de Vettel por um outro ângulo. Lewis Hamilton absoluto com a Mercedes 44. O bandeirão da Alemanha saúda Sebastian Vettel. Todas as lentes atentas a Hamilton. Hamilton observa a Ferrari de Vettel... ... logo depois de descer da sua Mercedes. Lewis Hamilton deixa os boxes. Felipe Massa acelera nos boxes. A Ferrari dá um empurrãozinho para Kimi Raikkonen. Vettel sob a sombra do policial chinês. Um zoom na Lotus preta de Maldonado. Conversão à esquerda com Kimi Raikkonen. O dragão em chamas repousa: Mercedes desmontada nos boxes.