No 30.º aniversário de morte de Gilles Villeneuve, a Ferrari homenageou o ex-piloto e convidou seu filho, também ex-piloto de Fórmula 1, Jacques, para conduzir um dos antigos carros do pai. O evento aconteceu nesta terça-feira (8), no circuito da equipe em Maranello, na Itália.
Jacques Villeneuve pilotou o modelo 312 T4, utilizado pelo pai em 1979. Naquele ano, o canadense e Jody Scheckter fizeram com que a Ferrari assegurasse o título do Mundial de Construtores. O sul-africano Scheckter foi o campeão entre os pilotos, enquanto Gilles ficou na segunda colocação.
Para a realização do evento, que contou ainda com outros membros da família Villeneuve além do presidente da escuderia italiana, Luca di Montezemolo, Jacques foi levado à sede da Ferrari na última semana e realizou alguns ajustes no carro. Seu pai pilotou em 67 provas da Fórmula 1, com seis vitórias e 13 pódios, e na temporada de 1979 alcançou seu melhor desempenho.
A curta carreira do canadense foi abreviada tragicamente em 1982, quando ele morreu durante o treino classificatório para o GP da Bélgica, no dia 8 de maio. Na ocasião, Gilles se chocou com Jochen Mass e foi arremessado para fora do cockpit. Pouco mais de 15 anos depois, em 1997, seu filho, Jacques, conquistou o título da Fórmula 1 que ele tanto perseguia.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo