A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) parece ter abandonado a ideia de decidir o campeão da Fórmula 1 pelo número de vitórias. Após assegurar a mudança no fim de abril, a entidade publicou a nova versão do regulamento de 2010, no último dia 6 de maio, sem este ítem.
Ou seja, pelo menos por enquanto, o campeão de 2010 será o piloto que marcar mais pontos durante o ano, assim como em todas as temporadas da Fórmula 1 desde 1950. O sistema de pontuação permanece inalterado: 1º - 10 pontos; 2º - 8; 3º - 6; 4º - 5; 5º - 4; 6º - 3; 7º - 2; e 8º - 1.
Vale lembrar, no entanto, que a FIA ainda poderá fazer mudanças no regulamento até o início da temporada 2010 da Fórmula 1. Mas a repercussão negativa da alteração do critério para decidir o campeão pode ter influenciado a decisão da federação. Ao mesmo tempo, há a possibilidade de ser uma decisão política, para forçar as equipes a acatarem outras mudanças, como o teto orçamentário.
Confira abaixo o texto do parágrafo 6 do regulamento da Fórmula 1:
"6.1 - O piloto campeão mundial de Fórmula 1 será aquele que marcar o maior número de pontos, levando em consideração todos os resultados conseguidos nas corridas da temporada.
6.2 - A equipe campeã mundial de Fórmula 1 será aquela que marcar o maior número de pontos, levando em consideração todos os resultados de seus dois carros conseguidos nas corridas da temporada."
STF terá Bolsonaro, bets, redes sociais, Uber e outros temas na pauta em 2025
Alcolumbre e Motta seguem cartilha dos antecessores. Assista ao Entrelinhas
Motta diz que pauta de costumes não será prioridade na Câmara, e 8/1 terá “imparcialidade”
Estado é incapaz de resolver hiato da infraestrutura no país
Deixe sua opinião