A Fórmula 1 começa a temporada 2010 com uma grande mudança em seu regulamento técnico. Presente na categoria desde 1994, o reabastecimento foi banido da categoria pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e os pit stops voltarão a servir apenas para troca de pneus. Se as alterações aerodinâmicas do ano passado provocaram um visual diferente para os carros, neste ano, as corridas terão sua dinâmica alterada. Todos terão de largar com o tanque cheio, colocando um ponto final nas estratégias de combustível. As paradas, que duravam, em média, sete segundos, passarão a ter entre dois e quatro, de acordo com estimativas.
Por causa do fim do reabastecimento, o tanque de combustível precisou ter sua capacidade quase dobrada: de 120 litros para 250 litros, em média. Por isso, os projetistas passaram a trabalhar com um aumento de cerca de 15 centímetros na distância entreeixos. O peso mínimo do carro (sem combustível) foi aumentado de 605 kg para 620 kg, o tanque de combustível terá de ser quase dobrado: , dependendo do consumo de cada motor.
Outra alteração radical é a largura dos pneus dianteiros, reduzida nesta temporada de 270 milímetros para 245. A intenção da FIA com esta medida é equilibrar a aderência dos carros entre seus dois eixos. No entanto, o fim do reabastecimento fez com que a Bridgestone, fornecedora de pneus da Fórmula 1, adotasse um composto de borracha mais duro e mais resistente para compensar o maior desgaste. As calotas aerodinâmicas, presentes há alguns anos, foram banidas para diminuir a turbulência para os carros que vêm imediatamente atrás e facilitar a vida dos mecânicos nos pit stops.
O Sistema de Recuperação de Energia Cinética (Kers, em inglês), que reaproveita a energia dispensada nas frenagens e oferece um ganho de potência aos carros, continua permitido, mas não será usado neste ano. A Associação das Equipes da Fórmula 1 (Fota) chegou a um acordo e todos os times concordaram em não usar o aparato em 2010.
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