Há sete temporadas, a Fórmula 1 mantém o mesmo critério de pontuação dos pilotos. Porém, a regra pode mudar a partir de 2010. Em reunião do Conselho Mundial de Esportes a Motor nesta quinta-feira, a comissão da categoria sugeriu a proposta de pontuar os dez primeiros colocados nas corridas e não apenas os oito melhores, como aconteceu até este ano. A mudança seria para atender a entrada de mais carros no grid, 26 no total, maior número desde 1995.

CARREGANDO :)

No encontro presidido por Bernie Ecclestone e presenciado pelo presidente da FIA, Jean Todt, surgiu a sugestão de dar 25 pontos para o vencedor, 20 para o vice, 15 para o terceiro colocado, 10 para o quarto e a sequência de 8-6-5-3-2-1 até o décimo lugar.

Caso a proposta seja aprovada, será a primeira revisão no sistema de pontuação desde 2003, quando o número de carros que ganham pontos passou de seis para oito.

Publicidade

Além da nova regra, a comissão da F-1 também concordou que um grupo de trabalho deveria "desenvolver propostas detalhadas para melhorar o espetáculo de cada corrida" já para a próxima temporada e ainda melhorar a comunicação e promoção do campeonato na mídia e com os fãs clubes em todo o mundo.