A Mercedes de Lewis Hamilton segue não dando chance para os adversários na Fórmula 1| Foto: Juan Medina / Reuters

Vencedor das três últimas corridas da Fórmula 1, o inglês Lewis Hamilton, da Mercedes, manteve o domínio nos dois primeiros treinos livres para o GP da Espanha nesta sexta-feira (9), no Circuito da Catalunha. O melhor tempo do dia foi cravado por ele na segunda sessão: 1min25s524.

CARREGANDO :)

A marca foi quase um segundo e meio melhor do que a estabelecida no primeiro treino (1min27s023). Apesar de mais lento, ele não teve rivais na primeira atividade. Na segunda vez que os carros foram para a pista, o alemão Nico Rosberg melhorou em mais de dois segundos seu tempo, de 1min27s023 para 1min25s973, e se aproximou do companheiro na Mercedes. O australiano Daniel Ricciardo, da Red Bull, fez o terceiro melhor tempo do dia (1min26s509).

O domínio da Mercedes mostra que a equipe está sendo bem-sucedida também em aplicar novos componentes e acertos em seus carros no início da fase europeia da temporada da Fórmula 1. Antes, já havia apresentado a melhor combinação entre motor e aerodinâmica nas primeiras etapas do ano, após diversas mudanças técnicas serem implementadas na categoria.

Publicidade

A equipe venceu as quatro primeiras corridas, com Rosberg na primeira e Hamilton nas outras três, nas quais o companheiro chegou em segundo – só não fez dobradinha em todas porque o inglês não completou o GP da Austrália. Na somatória, o alemão é líder do campeonato, com quatro pontos de vantagem (79 x 75).

Mas não foi apenas a Mercedes que apresentou boas atualizações em seus carros. Ferrari e McLaren também mostraram serviço nesta sexta. O espanhol Fernando Alonso (1min27s121) e o finlandês Kimi Raikkonen (1min27s296), da escuderia italiana, foram o quarto e o quinto mais rápidos do dia, respectivamente.

Na sequência, vieram o dinamarquês Kevin Magnussen (1min27s788) e o inglês Jenson Button (1min27s811), ambos da McLaren. Mais cedo, Button já havia se destacado ao marcar o segundo melhor tempo da sessão inicial.

Felipe Massa melhorou quase um segundo em comparação ao primeiro treino livre do dia. O brasileiro da Williams passou de 10º para 8º, com 1min27s824. Seu companheiro, o finlandês Valtteri Bottas, foi o 14º, com 1min28s698, após ficar fora da primeira sessão – na qual a equipe mandou para a pista o piloto reserva brasileiro Felipe Nasr, que também fez o 14º tempo.

A segunda sessão na Espanha teve apenas 21 carros na pista. O atual tetracampeão Sebastian Vettel ficou de fora em razão de um problema elétrico em sua Red Bull, ainda no primeiro treino. Depois de completar apenas quatro voltas no início do dia, só retomará os trabalhos na terceira sessão livre, neste sábado. O treino classificatório, na sequência, está marcado para as 9 horas (de Brasília).

Publicidade