Vencedor na Turquia e líder do campeonato pela primeira vez na temporada 2010, Lewis Hamilton irá defender sua primeira posição no GP da Europa, próxima etapa da Fórmula 1, no dia 27 de junho. A corrida será disputada no circuito montado nas ruas do porto de Valência, em meio a antigos armazéns. Esta pista, aliás, traz boas lembranças para os brasileiros: nos dois anos em que está no calendário, apenas Felipe Massa, da Ferrari, e Rubens Barrichello, na época piloto da Brawn GP, venceram lá.
Hamilton tem agora 109 pontos no Mundial de Pilotos, três à frente do companheiro Jenson Button, segundo colocado no Canadá. Então líder, Mark Webber caiu para terceiro, com 103, e Fernando Alonso se manteve em quarto, com 94. Sebastian Vettel é o quinto, com 90. Felipe Massa está apenas na oitava posição na tabela, com 67, 42 atrás do líder.
Domínio da Ferrari em 2008
O circuito de rua de Valência estreou na Fórmula 1 em 2008, mais um projetado pelo arquiteto Hermann Tilke. Montado à beira-mar, esperava-se que ele rivalizasse com Mônaco em termos de vista e glamour. No entanto, após os primeiros treinos na pista, notou-se que as ultrapassagens seriam complicadas, o que ficou confirmado na corrida, bastante monótona e liderada quase de ponta a ponta pelo brasileiro Felipe Massa, que fez a pole, venceu e marcou a melhor volta.
Hamilton, na ocasião, disputava o título mundial com o brasileiro, em decisão que se arrastaria até a última prova do ano, em Interlagos. O inglês da McLaren chegou em segundo, mas nunca esteve perto o suficiente para ameaçar o domínio do rival da Ferrari. O polonês Robert Kubica, então na BMW Sauber, completou o pódio na terceira posição.
Duelo Brawn GP x McLaren em 2009
A busca pelo glamour não deu muito certo, e o público em Valência diminuiu muito em 2009, sem Fernando Alonso em uma equipe que lutasse pelo título. Mas a corrida no circuito de rua acabou por ser palco de um momento histórico para o Brasil na Fórmula 1. Rubens Barrichello, da Brawn GP, voltou a vencer após quase cinco anos e 81 GPs. De quebra, ele ainda conseguiu a centésima vitória do país na Fórmula 1, com Lewis Hamilton novamente em segundo.
O piloto inglês largou na frente, seguido pelo então companheiro Heikki Kovalainen. Mas Barrichello, com uma tática perfeita, superou os dois carros da McLaren em seus pit stops. Kimi Raikkonen, da Ferrari, completou o pódio na terceira posição. O brasileiro aproveitou para homenagear Massa, que tinha sofrido um acidente na corrida anterior, na Hungria. Ele correu com o topo do capacete em verde e amarelo, idêntico ao do amigo.
Circuito exige muito dos pneus e provoca alto consumo de combustívelCom alto consumo de combustível e desgaste pronunciado de pneus, o circuito de Valência não é dos melhores para a RBR. O carro da equipe austríaca, projetado por Adrian Newey, rende bem em pistas com asfalto liso, mas consome borracha demais nas pistas abrasivas. Com isso, McLaren, Ferrari e Mercedes poderão se aproveitar para tentar superar a rival.
Com 5.419 metros, o circuito é um dos que contam com mais curvas na temporada: são 25, a maioria de baixa velocidade. Seguindo a regra das pistas com o DNA de Hermann Tilke, trechos com retas mais longas são sucedidos por hairpins, os famosos grampos. A velocidade mínima atingida é de 76 km/h e a máxima, de 315 km/h, no fim da reta oposta.
Deixe sua opinião