A recuperação do acidente sofrido no treino classificatório para o GP da Hungria está avançada, mas Felipe Massa está pessimista quanto a um possível retorno ainda nesta temporada, no GP dos Emirados Árabes, em Abu Dhabi. Em chat realizado no site oficial da Ferrari, o brasileiro disse que a chance de isso acontecer ainda em 2009 é pequena.
"Espero poder estar de volta logo, mas também sei que a melhor coisa é voltar 100% no início da próxima temporada. Meu sonho seria correr em Abu Dhabi, mas a possibilidade é muito, muito pequena. Meu retorno pode não acontecer neste ano", disse Felipe Massa.
O brasileiro recebeu mais de 3 mil mensagens e o chat, que durou 40 minutos, recebeu cerca de 3.800 visitantes. Entre os torcedores participantes, 32% eram italianos, mas também chegaram perguntas da Inglaterra, França, Espanha, Rússia e até mesmo do Brasil. A maioria das questões era sobre o estado de saúde do brasileiro.
"Nunca pensei em desistir. Poucos dias após o acidente, minha vida já era a mesma de antes. Minha única preocupação era o olho, mas tudo ficou OK. Nunca tive dúvidas. Ainda bem que não senti dores, nem quando acordei em Budapeste. É claro que os remédios me ajudaram, mas não tive problemas. A visão está perfeita, 100%".
Massa disse que a segurança dos capacetes atuais salvaram sua vida no acidente do dia 25 de julho. Ele confessou que guardou o modelo com o qual sofreu o acidente em sua casa.
"Obviamente, a tecnologia me ajudou muito. O fato de termos capacetes de fibra de carbono faz a diferença. Se este acidente tivesse acontecido há alguns anos, as consequências seriam muito diferentes. Estamos trabalhando junto com a FIA e os fabricantes de capacetes para melhorar a segurança. Tenho o capacete de Budapeste em casa, junto com os outros. É parte da minha vida".