Entenda as novas regras de abastecimento dos carros| Foto:
Veja como era o abastecimento dos carros nas temporadas passadas

As regras do jogo mudaram. Em 2010, os fãs da Fórmula 1 não verão mais uma cena com a qual se acostumaram nos últimos 15 anos: carros sendo reabastecidos nos boxes. Nos pit stops, agora, só troca de pneus. E essa não é a única novidade. O sistema de pontuação também foi modificado. Com o aumento da diferença de pontos entre o primeiro e o segundo colocado (25 a 18), as vitórias terão um valor maior. Tudo para trazer mais emoção às corridas.

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Quem gosta da F1 provavelmente já deve ter visto a forte imagem de Nigel Mansell, em 1984, empurrando a Lotus, no GP dos Estados Unidos, em Dallas, e, exausto, perder os sentidos. O inglês liderava a prova e ficou sem combustível metros antes da bandeirada. Pois cenas como essa, a chamada pane seca, podem voltar a acontecer esse ano com a proibição do reabastecimento A diferença é que as regras não permitem mais empurrar o carro. "Os testes mostraram que em alguns circuitos os pilotos não poderão exigir tudo do bólido a fim de reduzir o consumo de gasolina para receber a bandeirada", diz o piloto brasileiro Rubens Barrichello, da Williams.

Na pré-temporada, as 11 equipes que colocaram seus carros na pista realizaram o mais elementar teste prático de consumo: mantiveram seus pilotos dando voltas até acabar o combustível. O objetivo era conhecer o consumo preciso para aquela condição e verificar com quanta gasolina no tanque o pescador (válvula que suga o combustível) ainda mantinha o motor funcionando.

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"Em circuitos como o de Bahrein, do Canadá, Valência, Monza, Cingapura, há mesmo possibilidade de pane seca", comenta o diretor esportivo da Renault, Steve Nielsen. "Hoje nossa capacidade de monitorar o carro na pista é muito maior do que antes. Por isso pode ser que os pilotos não fiquem sem gasolina, mas por que serão orientados pelas equipes a administrar seu ritmo".

Outras mudanças estão confirmadas para 2010. Haverá, por exemplo, uma redução do número de jogos de pneus de pista seca de 14 para 11 por corrida. E os pilotos que participarem do Q3 (última fase do treino qualificatório, com os 10 mais rápidos) serão obrigados a usar o mesmo pneu no início da corrida. Promessa de emoção. "As condições variarão demais ao longo das provas, por causa das diferenças de condições dos pneus e de peso do carro", afirma o piloto Bruno Senna, da HRT.

Pontuação

A partir desse ano, o vencedor passará a receber 25 pontos; o segundo, 18; o terceiro, 15; o quarto, 12; o quinto, 10; o sexto, 8; o sétimo, 6; o oitavo, 4; o nono, 2; e, finalmente, o décimo terá 1. Equipes e pilotos foram praticamente unânimes em aprovar a mudança, dizendo que acirrará a luta por vitórias.

Além de aumentar o peso da primeira colocação, a nova pontuação premiará quem chegar ao pódio: enquanto a diferença entre o terceiro e o quarto colocado era de apenas um ponto até o ano passado, passará a ser de três pontos em 2010. Outro aspecto interessante é o fato dos dez primeiros pontuarem. Com um grid de 24 carros, a mudança facilita para equipes intermediárias e pequenas atingirem à zona de pontuação.

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Críticos defendem que ele acabará com as estatísticas históricas de pontos. Desde 1950, a pontuação máxima sempre variou entre 8 e 10 pontos. Agora, com 25, não será mais possível comparar pilotos e equipes de diferentes épocas.