Kimi Raikkonen cruza a linha de chegada em primeiro: finlandês usou menos paradas para ganhar terreno em Melbourne| Foto: Scott Wensley / Reuters
Pilotos posam antes da largada em Melbourne
Foto oficial dos pilotos da temporada 2013: GP da Austrália inicia temporada da Fórmula 1
Vettel salta à frente na largada, com Massa pressionando e assumindo a segunda colocação
Massa faz uma boa largada, ganhando duas posições. Vettel segue na ponta
Raikkonen mostrou bom ritmo de prova, especialmente antes da última parada
Jenson Button largou numa modesta 10ª posição e chegou em nono, mostrando que a McLaren está com problemas de ritmo de prova
Carros andaram próximos nas primeiras voltas
Massa fez boa prova, mas sofreu com degradação dos pneus antes da segunda parada
Paul Di Resta frita pneus na frente de Adrian Sutil. Force India foi uma das surpresas positivas na Austrália
Prova na Austrália foi marcada pelo grande desgaste dos pneus, especualmente os supermacios
Fernando Alonso conseguiu terminar em segundo após largar em quinto
Pastor Maldonado passa reto e passeia na caixa de brita, abandonando a prova
Vettel terminou em terceiro após ter sido o pole position
Raikkonen usou estratégia para ganhar posições
Finlandês chegou à sua 20ª vitória na carreira
Raikkonen festeja ao lado da equipe a vitória e a saída na frente na temporada
Raikkonen teve Alonso em segundo e Vettel em terceiro
Vettel dá um banho de champagne em Kimi Raikkonen
Finlandês, que havia reclamado de ter de acordar cedo para os treinos classificatórios adiados, termina o dia fazendo festa
CARREGANDO :)

O finlandês Kimi Raikkonen surpreendeu os principais favoritos e venceu neste domingo (17) o GP da Austrália de Fórmula 1, que abriu a temporada 2013, no circuito de Melbourne. Para isso, o piloto da Lotus adotou uma estratégia diferente da dos seus principais concorrentes, com apenas dois pit stops. O espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, ficou em segundo lugar e o alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, completou o pódio, logo à frente do brasileiro Felipe Massa.

GP da Austrália

Publicidade

Assim, Raikkonen acabou com o favoritismo da Red Bull, que dominou os treinos livres e a sessão de classificação, além de ter batido Alonso, que despontou como candidato a vencer o GP da Austrália após os primeiros pit stops. Massa, companheiro do espanhol na Ferrari, também fez boa prova, mas a degradação dos pneus antes do seu segundo pit stop atrapalhou o seu resultado final.

O britânico Lewis Hamilton, que fez a sua prova de estreia na Mercedes, terminou na quinta colocação. De volta à Fórmula 1 após um ano afastado, o alemão Adrian Sutil, da Force India, foi uma das surpresas da corrida, chegou a liderá-la, o que não tinha feito na sua carreira, mas perdeu posições e ficou em sétimo lugar após colocar os pneus supermacios no final da prova.

Raikkonen assumiu a liderança do GP da Austrália na 43ª das 58 voltas de uma corrida que teve sete líderes diferentes, e se deu ao luxo de adotar um estilo conservador na parte final da prova, enquanto Alonso e Vettel tentavam, em vão, se aproximar do primeiro colocado. Assim, conquistou a sua 20ª vitória na Fórmula 1.

Após a realização da primeira das 19 etapas da temporada 2013, o Mundial de Pilotos é liderado por Raikkonen, com 25 pontos, seguido por Alonso, com 18, Vettel, com 15, e Massa, com 12. A Ferrari ocupa a primeira colocação do Mundial de Construtores, com 30 pontos, quatro a mais do que a Lotus. A Red Bull é a terceira com 23. A segunda corrida do campeonato será disputada no próximo domingo, com a realização do GP da Malásia, no circuito de Kuala Lumpur.

A corrida

Publicidade

Pole position, Vettel manteve a liderança na largada, mas viu o australiano Mark Webber, seu companheiro na Red Bull, cair para a sétima colocação. Os pilotos da Ferrari tiveram um bom início de prova, com Massa saltando para o segundo lugar, logo à frente de Alonso.

Na segunda volta, Raikkonen assumiu a quarta posição com uma ultrapassagem sobre Hamilton, da Mercedes. Após os principais pilotos realizarem o primeiro pit stop, o alemão Adrian Sutil, da Force India, assumiu a liderança, pois adotou estratégia diferente, adiando a sua ida aos boxes.

Sutil só perdeu a dianteira quando fez o seu primeiro pit stop, no mesmo período em que Massa, Alonso e Vettel fizeram a segunda parada, entre a 21ª e a 24ª volta. Raikkonen, então assumiu a liderança, enquanto Alonso, que parou antes dos demais concorrentes, ficou à frente de Vettel, Sull e Massa.

O finlandês só fez o seu segundo pit stop na 35ª volta, mostrando que não voltaria mais aos boxes, ao contrário de Alonso, Vettel e Massa. O trio fez o terceiro pit stop entre a 37ª e a 39ª volta. O espanhol voltou dos boxes na terceira colocação, atrás de Sutil e Raikkonen.

Na 43ª volta, Raikkonen assumiu definitivamente a liderança ao ultrapassar Sutil, que perdeu ritmo, logo foi ultrapassado por Alonso e terminou a prova apenas na sétima colocação. O espanhol tentou pressionar o finlandês no final, chegou a diminuir a vantagem de Raikkonen para 6s2 quando faltavam 12 voltas para o fim do GP da Austrália, mas não teve êxito na sua tentativa. Assim, Raikkonen acabou mesmo vencendo o GP da Austrália, com uma vantagem de 12s451 para Alonso, que foi seguido por Vettel e Massa, que liderou três voltas em Melbourne e apresentou um ritmo consistente. Hamilton sofreu com a degradação dos pneus e teve que se contentar com a quinta colocação na sua estreia pela Mercedes. Webber, com largada desastrosa, terminou na sexta colocação após ser o segundo mais rápido do treino de classificação, enquanto Sutil foi o sétimo, à frente do britânico Paul di Resta, seu companheiro de equipe na Force India. Distante do ritmo das principais equipes, a McLaren teve o britânico Jenson Button em nono lugar e o mexicano Sergio Pérez na 11ª colocação. Entre eles, o francês Romain Grosjean, da Lotus, completou a zona de pontuação do GP da Austrália.

Publicidade

Confira o resultado final do GP da Austrália:

1º - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) - 58 voltas em 1h30mon03s2252º - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 12s4513º - Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - a 22s3464º - Felipe Massa (BRA/ Ferrari) - a 33s5775º - Lewis Hamilton (GBR/Mercedes) - a 45s5616º - Mark Webber (AUS/Red Bull) - a 46s8007º - Adrian Sutil (ALE/Force India) - a 1min05s0688º - Paul di Resta (GBR/Force India) - a 1min08s4499º - Jenson Button (GBR/McLaren) - a 1min21s63010º - Sebastian Grosjean (FRA/Lotus) - a 1min22s75911º - Sergio Perez (MEX/McLaren) - a 1min23s36712º - Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso) - a 1min23s85713º - Esteban Gutierrez (MEX/Sauber) - a 1 volta14º - Valtteri Bottas (FIN/Williams) - a 1 volta15º - Jules Bianchi (FRA/Marussia) - a 1 volta16º - Charles Pic (FRA/Caterham) - a 2 voltas17º - Max Chilton (GBR/Marussia) - a 2 voltas18º - Giedo van der Garde (HOL/Caterham) - a 2 voltas

Não completaram:Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso)Nico Rosberg (ALE/Mercedes)Pastor Maldonado (VEN/Williams)

Não disputou:Nico Hulkenberg (ALE/Sauber)