Um passo no escuro pode deixar o alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, um pouco mais perto do título mundial de Fórmula 1 neste fim de semana.
O piloto chega para o primeiro Grande Prêmio da Coreia do Sul, uma corrida que estava sob risco há apenas algumas semanas, embalado pela vitória no Japão e com a vontade de colocar mais pressão no companheiro de equipe e líder do campeonato, Mark Webber.
Vettel, o único dos cinco postulantes ao título que ainda não liderou o Mundial deste ano, está 14 pontos atrás do australiano e empatado com Fernando Alonso, da Ferrari.
Após a corrida da Coreia do Sul, faltarão apenas duas provas para o final da temporada, e nenhum dos candidatos ao título pode cometer erros na prova deste fim de semana, que será realizada em uma pista com asfalto novo e, portanto, escorregadio.
Vettel é o favorito nas apostas para a corrida, mas Webber está na frente quanto ao Mundial.
"Nas últimas corridas, ele (Vettel) pilotou muito bem. Ele retomou o embalo em sua campanha e se colocou de volta na briga", disse o chefe da equipe Red Bull, Christian Horner, depois da prova em Suzuka. "Mark tem conseguido os pódios. e tudo se resumirá à consistência nas próximas três corridas, entre os candidatos ao título."
A dupla da Red Bull fez uma dobradinha em Suzuka, e a equipe, que também lidera do Mundial de Construtores, 45 pontos à frente da McLaren, diz que não há preferência por um dos pilotos.
"Como um time, estamos fazendo nosso melhor para apoiar igualmente ambos os nossos pilotos", acrescentou Horner.
O circuito do Yeongam, que fica a quatro horas de carro ao sudoeste de Seul, ainda está difícil de se guiar, com a camada final de asfalto tendo sido colocada há menos de duas semanas, em uma verdadeira corrida contra o tempo e com ameaça de cancelamento tendo pairado sobre o evento.
"No mês passado, eu não acreditava que o circuito seria finalizado," afirmou nesta semana o dono dos direitos comerciais da Fórmula 1, Bernie Ecclestone. "E daí seria cancelado, certamente. Mas a pista foi inspecionada e aprovada. Tudo está bem."
Todos os pilotos começarão do zero nos treinos de sexta-feira.
"Estou muito animado", disse Vettel ao site de sua equipe (www.redbullracing.com). "É uma pista nova, o que significa que nenhum de nós esteve lá antes. Eu sei que a prova vai acontecer, mas não posso dizer nada sobre a pista até sexta-feira."
A McLaren e a Ferrari esperam que o primeiro setor, com longas retas e curvas de lenta, favoreçam seus carros em detrimento da Red Bull, enquanto os líderes do Mundial esperam ser mais rápidos no segundo e terceiro setores.
Lewis Hamilton, campeão de 2008 e que atravessa um mau momento, e o atual campeão, Jenson Button, esperam que novos pacotes em seus carros os ajudem a levar a McLaren de volta à vitória.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Deixe sua opinião