Atual bicampeão mundial da Fórmula 1, Sebastian Vettel disputará o GP do Bahrein, no próximo domingo, pressionado pelo fato de que hoje ocupa apenas a quinta colocação neste início do campeonato de 2012. Com 28 pontos, ele está 17 atrás do inglês Lewis Hamilton, líder com a McLaren. E, nesta quarta-feira, o piloto alemão da Red Bull mostrou preocupação com o rendimento dos pneus do seu carro e até mesmo com a areia que acaba aparecendo na pista pelo fato de o circuito de Sakhir ficar no meio do deserto.

CARREGANDO :)

Como o GP do Bahrein não foi disputado no ano passado por causa de problemas políticos no país, Vettel e os outros pilotos da F1 terão de se readaptar ao circuito de Sakhir dentro de um cenário bem diferente do que foi visto em 2010, ano em que a prova local aconteceu pela última vez. Os pneus, por exemplo, eram Bridgestone, antes de a Pirelli ter se tornado fornecedora única da categoria a partir do ano passado.

"A pista exige muito dos pilotos porque as constantes mudanças de características de curvas significaram que você nunca consegue realmente um tempo (bom) em uma volta. Além disso, nas pistas construídas no meio do deserto você tem de lidar com a areia lá. Ela se move com o vento, então de repente ela pode aparecer em lugares novos na pista a cada volta, assim você nunca tem certeza de onde estará escorregadio", disse o piloto, que ficou em quarto lugar no Bahrein em 2010, após ter largado na pole.

Publicidade

Em seguida, Vettel falou sobre o desafio complicado que será para as escuderias definir a estratégia certa de pneus no Bahrein. "Para as equipes, é sempre um desafio antecipar os níveis de aderência para a corrida. No treino de sexta-feira, quando a pista ainda está 'verde', muitas vezes se exige um acerto diferente do que você precisa para domingo. Devido à natureza do circuito, os freios serão altamente exigidos", enfatizou.

O australiano Mark Webber, companheiro de equipe de Vettel, também mostrou preocupação com os pneus para o Bahrein nesta quarta-feira. "Não fomos para o circuito por dois anos, e a última vez que corremos no traçado atual foi em 2009. Também não estávamos lá com a Pirelli ou a asa móvel, então será interessante ver como esses novos recursos se portarão. Os ingredientes estão todos lá para outro GP emocionante. Vai ser importante entender os pneus rapidamente, você precisa de velocidade e boa frenagem", analisou.