Largada
Confira como ficou o grid da última corrida no ano:
1º Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
2º Lewis Hamilton (ING/Mercedes)
3º Valtteri Bottas (FIN/Williams)
4º Felipe Massa (BRA/Williams)
5º Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso)
6º Jenson Button (GRB/McLaren)
7º Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)
8º Fernando Alonso (ESP/Ferrari)
9º Kevin Magnussen (DIN/McLaren)
10º J. Vergne (FRA/Toro Rosso)
11º Sergio Pérez (MEX/Force India)
12º Nico Hulkenberg (ALE/Force India)
13º Adrian Sutil (ALE/Sauber)
14º Esteban Gutierrez (MEX/Sauber)
15º Pastor Maldonado (VEN/Lotus)
16º Kamui Kobayashi (JAP/Caterham)
17º Will Stevens (ING/Caterham)
18º Romain Grosjean (FRA/Lotus)
19º Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)
20º Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull)
O alemão Nico Rosberg comemorou, mas não tanto, a pole do GP de Abu Dabi, hoje, às 11 horas, na última etapa da temporada de 2014 da Fórmula 1. O piloto da Mercedes afirmou que sair na frente é apenas um "pequeno passo" para a conquista do título, que seria inédito.
INFOGRÁFICO: Entenda como será a disputa por pontos em Abu Dabi
Com duas voltas rápidas perfeitas na parte final do treino de classificação deste sábado, o atual vice-líder do Mundial fez o melhor tempo em 1min40s480. Seu companheiro de escuderia e concorrente direto na briga pela conquista da temporada, larga logo atrás.
"Tudo funcionou muito bem. Mas claro que ela [pole] é apenas um pequeno passo. O fim de semana é sobre o campeonato, não a pole", disse Rosberg, em entrevista após o treino oficial, lembrando novamente de que precisa de uma ajuda de algum dos carros da Williams. "Seria ótimo que a Williams estivesse entre nós [ele e o inglês Lewis Hamilton, o líder], mas isso pode acontecer amanhã [hoje]."
Com 17 pontos de desvantagem na tabela de classificação (334 a 317), Rosberg não depende apenas dele para ser campeão. Se vencer a corrida, precisará que Hamilton não passe do terceiro lugar. Aí que entra a "ajuda" do brasileiro Felipe Massa ou do finlandês Valtteri Bottas para ficar entre ele e Hamilton no fim da corrida. Os dois pilotos da Williams largarão da segunda fila.
O alemão espera muita disputa contra Hamilton. "O pensamento está em fazer um bom trabalho e continuar a bola forma apresentada no Brasil [há duas semanas]. Estou certo de que será uma grande batalha entre nós", opinou Rosberg.
Hamilton, por sua vez, lamentou não ter obtido a pole , mas ressaltou que tudo será decidido na corrida. "Eu não tive a melhor das voltas. Mas amanhã [hoje] é o dia crucial. Claro que queria ficar na frente, é para isso que trabalho. O Q1 e o Q2 foram bons, mas no Q3 não pude ter uma volta confortável. Nico fez um bom trabalho", disse.
A terceira fila do grid seria da Red Bull, mas a equipe acabou punida por irregularidade nas asas dianteiras dos carros e foi desclassificada do treino. Assim, o australiano Daniel Ricciardo e o alemão Sebastian Vettel vão largar dos dois últimos lugares.
Com a desclassificação, os carros da Red Bull vão largar atrás até mesmo do francês Romain Grosjean. O piloto da Lotus sofreu dura punição na sexta-feira por ter trocado componentes do seu motor. Ele perdeu 20 posições no grid e ainda terá que sofrer uma passagem pelos boxes durante a corrida deste domingo.
Felipe Massa
Apesar de lamentar sua última volta no treino de classificação, Felipe Massa confia em um brigar pelo pódio no GP de Abu Dabi, que encerra a temporada da F1. "O pódio é uma possibilidade, então vamos lutar para conseguir isso, o que seria um grande final para a temporada", afirmou o brasileiro da Williams, mostrando-se satisfeito com o carro, apesar de largar em quarto lugar, atrás do companheiro Valtteri Bottas. Ele também disse que esperar desafiar Rosberg e Hamilton.
Deixe sua opinião