• Carregando...
O alemão Nico Rosberg comemora a pole position no GP da Espanha, que impediu a quinta pole seguida do companheiro Lewis Hamilton (no fundo). | ALBERT GEA/REUTERS
O alemão Nico Rosberg comemora a pole position no GP da Espanha, que impediu a quinta pole seguida do companheiro Lewis Hamilton (no fundo).| Foto: ALBERT GEA/REUTERS

Nico Rosberg, da Mercedes, conquistou neste sábado (9) sua primeira pole position no ano e vai largar na frente no GP da Espanha de F-1. A quinta etapa do Mundial será realizada no domingo, às 9 horas.

Lewis Hamilton completou a dobradinha da Mercedes, que havia dominado os treinos livres, com o segundo lugar. O inglês vinha de uma sequência de quatro poles na temporada.

Felipe Massa, da Williams, entrou na etapa final do treino em quarto lugar. Ele optou por fazer apenas uma volta rápida no Q3, mas encontrou a pista em condições piores e conseguiu apenas o nono lugar. O companheiro do brasileiro, Valtteri Bottas, largará em quarto.

Já Felipe Nasr, da Sauber, foi eliminado no Q2 e largará em 15.º. O companheiro de Nasr, Marcus Ericsson, ficou fora após o Q1 e sairá em 16.º.

No lucro

Um erro na única volta lançada que teve na última parte do treino de classificação para o GP da Espanha de F-1 relegou Felipe Massa ao nono posto no grid de largada. O brasileiro comentou o episódio: “Eu saí da pista e fui lá pra fora na Curva 3. Com isso eu perdi qualquer possibilidade que tinha e, para ser sincero, o fato de largar em nono e não em décimo é até uma coisa positiva”, declarou.

Foi o pior treino de classificação de Massa nesta temporada. O resultado mais negativo até agora havia sido o sétimo lugar no GP da Malásia, segunda etapa do campeonato. “Foi uma pena porque estava sendo uma ótima classificação. Eu tinha ido bem no Q1 e no Q2, mas aí saí da pista e destruí minha volta. Como sujei muito os pneus eu ainda escorreguei mais na Curva 4 e piorei ainda mais as coisas”, lamentou Massa, que pela segunda vez neste ano larga atrás de seu companheiro de Williams, Valtteri Bottas.

Segundo o piloto brasileiro, o fato de só ter tido uma chance de marcar tempo no Q3 foi por conta de uma tentativa a mais que ele faz na parte anterior da sessão. A Williams temia que ele fosse superado e o mandou à pista por segurança, fazendo com que ele perdesse um jogo de pneus para a parte final do treino.

Como Barcelona é um circuito que não oferece muitas chances de ultrapassem, Massa sabe que terá uma corrida difícil pela frente: “Claro que numa pista como esta sair atrás pesa mais, mas vamos tentar fazer o melhor trabalho possível amanhã. Mas de qualquer forma o nosso carro está bom, se mostrou competitivo e tomara que a corrida seja completamente diferente do que foi o dia de hoje”.

“Sobrevivência”

Sobreviver à largada e manter-se na pista. Esta é a meta de Felipe Nasr para o GP da Espanha. Após classificar-se em 15.º no grid e com um carro cuja performance em temperaturas mais elevadas não é das mais encorajadoras, como é o caso em Barcelona neste final de semana, o piloto da Sauber sabe que será difícil chegar na zona de pontuação pela terceira vez neste ano.

“Sei que esta não é uma posição favorável para marcar pontos, mas vou fazer de tudo para me manter na pista. Com os pneus médios nosso carro até tem um ritmo bom, apesar de não sabermos quanto tempo eles vão durar com esta temperatura. Mas temos que estar ali e, se aparecer a oportunidade vamos tentar ganhar algumas posições e ver onde chegamos”, declarou o brasileiro, que sai atrás das duas McLaren, de Jenson Button e Fernando Alonso. “Estamos com um ritmo parecido com o deles e acho que vai depender de como for a largada. Mas outra vez digo que o importante é conseguir ganhar algumas posições e me manter na pista para ficar ali perto da zona de pontuação.”

Pela quarta vez em cinco corridas, Nasr sairá à frente de seu companheiro de Sauber, Marcus Ericsson, que larga em 16.º. E segundo o brasileiro, não havia muito mais o que tirar de seu carro na classificação deste sábado. “O carro parecia estar equilibrado no começo do Q2, mas eu tinha chegado ao limite. Aí acabei procurando demais melhorar na minha segunda tentativa e um pouquinho a mais que você força o carro ele perde o equilíbrio e aí já não dava mais para melhorar a volta.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]